Saiba mais sobre a enorme ilha que precisa ser empurrada por barcos anualmente

Forty Acre Bog é um pântano com 40 acres e ilha gigante que se move e atrapalha os moradores da região
Por Rodrigo Mozelli, editado por Bruno Capozzi 28/03/2024 22h21, atualizada em 29/03/2024 12h12
barco puxando ilha
Imagem criada com IA. Bruno Capozzi/DALL·E
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Lago Chippewa, no Wisconsin (EUA), conta com o Forty Acre Bog, um pântano com 40 acres e ilha gigante que se move e atrapalha os moradores da região, já que sua movimentação consegue bloquear a única passagem entre os lados leste e oeste do lago.

Esse fenômeno acontece uma vez ao ano. Nessa época, os moradores precisam se juntar e empurrar a ilha para seu lugar. Isso é feito por meio de dezenas de barcos e com o vento a favor. No ano passado, por exemplo, foram precisas 25 embarcações para que a operação fosse bem-sucedida, conforme a Casa e Jardim.

Leia mais:

Ilha que se move

  • O Lago Chippewa também é conhecido por Chippewa Flowage;
  • Ele foi criado em 1923 após a inundação de um grande pântano;
  • Com a área alagada, várias turfeiras (material de origem vegetal parcialmente decomposto) vieram à superfície;
  • Elas viraram locais prósperos para o desenvolvimento de plantas, com suas sementes sendo transportadas pelo vento e pássaros;
  • Quando o vento sopra, essa massa se move pelo lago.
  • As imagens a seguir são do YouTube da Airfox Photography:

Ilhas flutuantes como essa são habitat para diversas espécies animais, protegidas por lei e impossíveis de serem desfeitas.

Lago em forma de coração tem história incrível (e assustadora)

A natureza pode assumir formas espetaculares. É o caso do lago Spirit Lake, em Washington, nos Estados Unidos. Com formato de coração, ele já atraiu milhares de turistas. Mas o mais impressionante é a história por trás da sua configuração atual.

Nem sempre o lago teve este formato de coração que podemos ver hoje a partir de imagens de satélite. Antigamente, sua forma lembrava apenas a metade superior de um coração, com os braços leste e oeste apenas estreitamente conectados.

Tudo mudou com a erupção mortal do Monte Santa Helena, que fica a sudoeste do lago, em 18 de maio de 1980. A atividade vulcânica levou a um aumento da superfície do lago de quase 60 metros. Além disso, o deslizamento de terra resultante de detritos forçou suas águas para fora do seu contorno original, invadindo regiões onde antes havia apenas terra firma.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: