Você aprecia obras do gênero cyberpunk? No cinema, existem várias produções de destaque que exploram esse universo distópico, repleto de avanços tecnológicos, megacorporações e questionamentos sobre a essência humana. 

Para aqueles que não estão familiarizados, o cyberpunk é um subgênero da ficção científica que apresenta cenários futuristas nos quais a tecnologia permeia profundamente a sociedade, muitas vezes destacando desigualdades sociais e dilemas éticos decorrentes do progresso tecnológico. 

publicidade

Nesse contexto, compilamos uma lista dos 10 melhores filmes cyberpunk para você conferir!

RoboCop (1987) 

RoboCop (1987) / Crédito: Orion Pictures (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Netmovies.
  • Disponível para assinantes do Looke.

Dirigido pelo cultuado Paul Verhoeven, “RoboCop” é um filme de ficção científica e ação ambientado em uma Detroit futurista e distópica. 

publicidade

Na trama, a cidade foi dominada por privatizações, com grandes corporações assumindo o controle. O departamento de polícia é comandado pela megacorporação Omni Consumer Products (OCP). 

O filme gira em torno de Alex Murphy (Peter Weller), um policial que é brutalmente assassinado por criminosos. Porém, a OCP o ressuscita como um ciborgue policial programado para combater o crime.

publicidade

Leia mais:

Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)

Blade Runner (1982) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max e Oi Play.

Dirigido por Ridley Scott, Blade Runner é uma das obras cinematográficas cyberpunk mais influentes e cultuadas. O longa-metragem se baseia no romance “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick. 

publicidade
Blade Runner (1982) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Ambientado em uma distópica Los Angeles de 2019, o filme segue Rick Deckard (Harrison Ford), um ex-policial encarregado de caçar replicantes fugitivos, que são androides criados para trabalhar em colônias fora da Terra.

O filme conta com uma continuação: Blade Runner 2049 (2017), com direção de Denis Villeneuve.

Dredd (2012)

Dredd (2012) / Crédito: Prime Video (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Baseado nos quadrinhos “Juiz Dredd”, criados por John Wagner e Carlos Ezquerra, “Dredd” é um filme de ficção científica e ação muito bem recebido pela crítica.

Dredd (2012) / Crédito: Prime Video (divulgação)

Na trama, o juiz Dredd (Karl Urban) é um agente da lei que detém o poder de julgar os cidadãos em uma vasta metrópole distópica chamada Mega-City One.

Ele e sua nova parceira (Olivia Thirlby) enfrentam o desafio de restaurar a ordem em um colossal edifício de 200 andares, controlado por uma traficante implacavel (Lena Headey).

Akira (1988)

Akira (1988) / Crédito: Toho (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Google Play Movies.
  • Disponível para comprar no Apple TV.

A animação japonesa “Akira” é um dos principais e mais influentes exemplares de obra cyberpunk da história. O filme conta com a direção de Katsuhiro Otomo, que se baseou na série de mangá homônima de sua própria autoria. 

O longa é situado em um futuro distópico e segue Kaneda, líder de uma gangue de motociclistas, e seu amigo Tetsuo, que adquire poderes telecinéticos após um encontro com uma criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.

Upgrade: Atualização (2018)

Upgrade (2018) / Crédito: OTL Releasing, BH Tilt (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix e Globoplay.

Filme de ação cyberpunk, “Upgrade” conta com a direção de Leigh Whannel. O longa-metragem teve boa recepção da crítica especializada.

Na trama, ambientada em um futuro próximo, um mecânico de automóveis (Logan Marshall-Green) fica tetraplégico após um misterioso ataque que também resulta na morte de sua esposa. 

Upgrade (2018) / Crédito: OTL Releasing, BH Tilt (divulgação)

Devastado pela sua nova condição e pela perda de sua amada, ele é persuadido por um de seus clientes, um cientista tecnológico (Harrison Gilbertson), a receber um chip desenvolvido por ele que recupera seus movimentos. No entanto, este upgrade lhe confere habilidades sobre-humanas.

Hardware – O Destruidor do Futuro (1990) 

Hardware (1990) / Crédito: Palace Pictures, Millimeter (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Escrito e dirigido por Richard Stanley, “Hardware” é um filme cult de ficção científica e terror cyberpunk. O longa é ambientado em um futuro distópico, onde a Terra está devastada por guerras nucleares e grande parte do mundo é um deserto estéril. 

Hardware (1990) / Crédito: Palace Pictures, Millimeter (divulgação)

Na trama, uma artista plástica que vive trancada em seu apartamento recebe o crânio de um robô como presente de seu namorado. Contudo, o presente se trata de uma máquina militar projetada para destruir inimigos em zonas de guerra. Quando o robô se regenera, ele está pronto para pôr em prática sua missão: destruir todos os humanos.

Johnny Mnemonic: O Cyborg do Futuro (1995)

Johnny Mnemonic (1995) / Crédito: TriStar Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Este filme é uma adaptação de uma história curta homônima escrita por William Gibson, autor renomado no campo da literatura de ficção científica, particularmente conhecido por suas contribuições ao sub-gênero cyberpunk. Gibson também assina o roteiro. 

O longa é situado em um futuro distópico dominado por mega-corporações e assolado por uma doença induzida pela tecnologia. 

Johnny Mnemonic (1995) / Crédito: TriStar Pictures (divulgação)

Keanu Reeves estrela como Johnny, um mensageiro de dados humano que armazena informações confidenciais em seu cérebro por meio de um dispositivo de armazenamento implantado em sua cabeça.

Enigma do Poder (New Rose Hotel, 1998)

New Rose Hotel (1998) / Crédito: Pressman Film (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Looke.

Mais uma adaptação de William Gibson para a lista. Com direção do cultuado Abel Ferrara, “New Rose Hotel” é baseado em uma história curta homônima escrita por Gibson. Christopher Walken, Willem Dafoe e Asia Argento protagonizam o longa.

A trama se desenrola em um futuro indeterminado, acompanhando dois espiões corporativos contratados para convencer um cientista a desertar da megacorporação para a qual trabalha. 

Para alcançar seu objetivo, eles se valem dos serviços de uma garota de programa (Argento). A partir desse ponto, um intrincado jogo de intrigas e traições coloca em xeque a própria realidade.

Nemesis – O Exterminador de Andróides (1992)

Nemesis (1992) / Crédito: Imperial Entertainment (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

A obra mais adorada do diretor de filmes B Albert Pyun, “Nemesis”, é um longa-metragem de ação cyberpunk que traz a temática de androides e ciborgues. 

Situada em um futuro próximo onde humanos e androides coexistem, a trama acompanha um mercenário ciborgue que já foi um ex-policial (Olivier Gruner). 

Nemesis (1992) / Crédito: Imperial Entertainment (divulgação)

Ele é encarregado por seus antigos empregadores de capturar sua ex-parceira, que é uma androide que roubou informações confidenciais vitais que podem resultar em um enorme conflito.

O Vingador do Futuro (1990)

Total Recall (1990) / Crédito: Tri-Star Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Telecine.

Mais um filme dirigido por Paul Verhoeven para a lista, “O Vingador do Futuro” baseia-se em um conto de Philip K. Dick. 

Situado em 2048, o filme segue Quaid (Schwarzenegger), um homem aparentemente comum. Entediado,  ele decide visitar a empresa Rekall, que oferece implantes de memória falsa, para experienciar uma viagem imaginária a Marte como um superespião. 

Porém, ele logo percebe que sua realidade é fabricada e que ele pode ser realmente um espião. A partir daí, ele passa a ser perseguido.

Total Recall (1990) / Crédito: Tri-Star Pictures (divulgação)