Uma coisa é certa, fazer exercícios físicos em qualquer horário é algo comprovadamente importante para à saúde da mente e do corpo. No entanto, de acordo com seus objetivos, é possível escolher um melhor momento do dia para se exercitar.

Além disso, segundo pesquisadores, existe de fato um horário em que seu rendimento será maior e os benefícios do treino também serão mais eficazes. Quer descobrir qual? Leia neste artigo!

Leia mais:

Manhã, tarde ou noite: qual melhor horário para fazer exercícios?

Antes de mais nada, saiba que levando em consideração todos os benefícios da prática contínua dos exercícios, a melhor hora será aquela que se adequar a sua rotina.

publicidade

Especialistas consideram que o importante é escolher um horário que você possa manter por dias, semanas e meses, pois seu corpo se adaptará a esta parte da sua rotina e os resultados serão iminentes.

Afinal de contas, nem todos temos horários que permitem seguir o ideal, segundo à ciência. Por outro lado, você sempre terá vantagens, independente do momento do dia que decidir fazer o seu treino, veja a seguir.

Benefícios de fazer exercício pela manhã

Exercício físico
Imagem: Cameron Prins / Shutterstock

Segundo os profissionais médicos, para aqueles que desejam evitar doenças cardíacas e derrames, a hora ideal do dia para se movimentar é entre 8h e 11h.

De acordo com pesquisas, o hábito de exercícios matinais pode alterar seu ritmo circadiano e estimular mais o sono profundo do que os exercícios noturnos. Dessa forma, seu ganho muscular também será maior, devido à melhora do sono e do ritmo circadiano.

Além disso, fazer exercícios de amanhã, ajuda a:

  • Queimar mais gordura (somente para treinos em jejum);
  • Aumentar os níveis de energia (seu dia fica mais produtivo);
  • Melhorar o seu humor ao longo do dia (por conta das endorfinas liberados no treino);
  • Melhorar a saúde mental;
  • Aumenta a sua capacidade de atenção;
  • Melhorar a sua tomada de decisões.

Um estudo feito por pesquisadores da Skidmore College, nos EUA, revelou que mulheres que se exercitam pela manhã perdem mais gordura abdominal do que as que se exercitam no final do dia.

Benefícios de fazer exercício a tarde ou noite

Mulher fazendo alongamento em uma perna no meio da rua a noite
Imagem Shutterstock

De acordo com diversas pesquisas, se o seu objetivo é controlar o açúcar e melhorar a saúde cardiovascular, o exercício à tarde é o mais benéfico. Além disso, a atividade física nesse horário também é melhor para o controle da pressão alta e do diabete.

Alguns estudos também sugerem que a tarde e noite são períodos do dia que nosso corpo está com maior energia, o que pode ser benéfico também para trabalhar melhor a força muscular. Além de auxiliar mais na perda de peso, se esse for seu objetivo.

Segundo o estudo do Skidmore College, há mais benefícios dos exercícios no final do dia, pois os pacientes avaliados na pesquisa reduziram acentuadamente a pressão arterial, o colesterol, a gordura corporal e a sensação de fadiga, em comparação com aqueles que se movimentaram pela manhã.

Portanto, o melhor horário para treinar depende dos objetivos que a pessoa quer alcançar, foi o que o professor Rafael Casuso, pesquisador na universidade Loyola Andaluzia, na Espanha, divulgou em seu artigo para o The Conversation, site especializado em divulgação científica.

Contundo, como mencionamos aqui, de acordo com especialistas, seu corpo será adaptado para o horário que você manter e, consequentemente, seus resultados chegarão em algum momento. O importante é manter uma rotina de treinos que se encaixe na sua vida!