Começou, na segunda-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ), a Web Summit 2024, segunda edição de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Tudo está acontecendo no Riocentro.

Na edição de 2024, estão reunidas mais de mil startups e 600 palestras a serem realizadas, com temas, como sustentabilidade, uso de matrizes energéticas, criptomoedas e inteligência artificial (IA).

publicidade

Leia mais:

Outro destaque interessante na segunda edição do evento é que ele já supera a de 2023 em proporção de startups fundadas por mulheres: 45%.

publicidade

“As startups querem falar com as grandes empresas que aqui estão para vender seus produtos e serviços, e as empresas estão neste evento porque estão à procura destas startups que têm a nova tecnologia, que vem para o mercado, que vai ser altamente disruptiva”, afirmou Artur Pereira, diretor-executivo do Web Summit, ao Jornal Nacional.

Ideias inovadoras na Web Summit 2024

  • Entre as várias ideias inovadoras que estão aparecendo na segunda edição do evento, estão a de Valda e Lázaro Gonçalves, que trouxeram do Amapá um café feito de semente de açaí;
  • “Antes, caroço do açaí era desperdiçado, acumulado e jogado em vários lugares, causando grave impacto ambiental”, explica o empresário;
  • Entre as mulheres empreendedoras, está Bianca Andrade:
  • “Desenvolvi minha palestra de hoje [16] pensando na mulher, na mulher empreendedora, na mulher de favela – que é minha história. Uma mulher empreendedora de favela é potência inigualável. Então, saber que hoje tantas mulheres estão aqui também fazendo parte desse público, dominando esse espaço do empreendedorismo, para mim é ‘ai que bom'”, ressaltou.

A IA, claro, não pode faltar. Caso da Deb, que quer deixar as empresas mais inclusivas:

publicidade

“Você pode perguntar várias questões relativas à questão de raça, de gênero. Então, a Deb é esse espaço seguro para tópicos sensíveis, que pode se plugar a plataformas de empresas, pode ir para as escolas para apoiar a educação infantil básica, fundamental e para a sociedade civil também tirar suas dúvidas”, disse Luana Génot, diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil.

Números esperados para a Web Summit 2024

Espera-se que a edição de 2024 injete na economia local cerca de R$ 33 milhões por dia de evento, segundo g1. Quanto ao impacto econômico, imagina-se um total de R$ 1,5 bilhão, já somando as edições de 2023 até 2028.

publicidade

Em 2023, foram 63 mil pessoas que passaram pelo Riocentro em todos os dias de Web Summit (21 mil por dia). Neste ano, a expectativa é que este número dobre: para mais de 120 pessoas ao todo (40 mil/dia).