No dia 8 de abril, o TESS (sigla em inglês para Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito) da NASA, entrou em modo de segurança. De acordo com um comunicado emitido pela agência, a espaçonave retomou as operações na sexta-feira (17) – véspera do seu 6º aniversário de lançamento.

“Todos os instrumentos estão ligados e, após o download bem-sucedido de dados científicos coletados anteriormente armazenados no gravador da missão, agora estão fazendo novas observações”, diz a nota, informando que “a equipe está investigando a causa raiz do modo de segurança, que ocorreu durante as atividades de engenharia programadas”.

Sobre o caçador de exoplanetas TESS:

• TESS é um explorador de astrofísica da NASA operado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);
  • Lançado em 2018, o equipamento tem varrido quase todo o céu em busca de mundos além do Sistema Solar, chamados de exoplanetas;
  • A missão TESS também descobriu outros fenômenos cósmicos, como buracos negros e oscilações estelares.
O TESS (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito), caça-exoplanetas da NASA, já detectou quase sete mil possíveis mundos alienígenas. Crédito: Dotted Yeti – Shutterstock

Caçador de exoplanetas encontra 85 possíveis novos mundos com condições de suportar vida

Astrônomos da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram 85 possíveis novos mundos fora do nosso Sistema Solar, com temperaturas semelhantes às dos nossos vizinhos próximos. Esses candidatos a exoplanetas foram detectados pela análise de dados do TESS.

O telescópio espacial já identificou quase sete mil candidatos a exoplanetas (que fazem parte do catálogo de “Objetos de Interesse do TESS”, cuja sigla é TOI) – dos quais mais de 400 foram confirmados. Saiba mais aqui.