Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o helicóptero Ingenuity, da NASA, sofreu um acidente em janeiro deste ano em Marte, o que o impediu para sempre de continuar voando no Planeta Vermelho.

No entanto, isso não significa que ele está totalmente inutilizável. Durante a última reunião antes da dissolução do time da missão, ocorrida na terça-feira (16), Josh Anderson, líder da equipe Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, disse que o equipamento não perdeu totalmente suas capacidades científicas.

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Segundo Anderson, embora a missão tenha terminado em 25 de janeiro, o Ingenuity permaneceu em comunicação com o rover Perseverance, que serve como estação base para o helicóptero.

Registro feito pelo rover Perseverance, da NASA, mostra o helicóptero Ingenuity imóvel em uma duna em Marte. Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASU

Sobre o helicóptero Ingenuity:

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  • O helicóptero Ingenuity tem 1,8 kg e foi projetado para demonstrar que o voo motorizado é realmente possível em Marte, apesar da fina atmosfera do planeta;
  • A missão principal envolvia apenas cinco voos, durante 30 dias;
  • Satisfeita com os resultados obtidos, a NASA estendeu a missão, com o drone também passando a exercer a função de navegador do rover Perseverance;
  • De acordo com o registro de voo da missão, ele voou por quase 129 minutos, cobrindo cerca de 17,7 km da superfície marciana;
  • No dia 18 de janeiro, durante o 72º voo, o equipamento sofreu danos irreversíveis na lâmina do rotor, e a agência decretou o fim das operações;
  • Agora estacionado em uma região chamada Valinor Hills, ele entra para a história da exploração espacial como o primeiro robô a navegar pelos céus de outro planeta.

Agora, de acordo com um comunicado do JPL, o drone vai passar a servir como um banco de testes estacionário, coletando dados que podem beneficiar futuros exploradores de Marte.

“É quase inacreditável que, depois de mais de mil dias marcianos na superfície, 72 voos e um pouso forçado, ele ainda tenha algo para oferecer”, disse Anderson na reunião de despedida. “E graças à dedicação desta equipe incrível, não apenas o Ingenuity superou nossos sonhos mais loucos, como também pode nos ensinar novas lições nos próximos anos”.

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O Ingenuity foi aposentado devido a danos em um dos seus rotores (Crédito: NASA/JPL-Caltech)
O Ingenuity não é mais capaz de voar devido a danos em um dos seus rotores. Crédito: NASA/JPL-Caltech

Bolo e mensagem personalizada de despedida

A equipe saboreou um bolo de chocolate enquanto revisava os dados mais recentes recebidos de mais de 304 milhões de quilômetros de distância. A telemetria confirmou que uma atualização de software enviada anteriormente ao Ingenuity estava operando conforme o esperado. O novo software contém comandos que orientam o helicóptero a continuar coletando dados até bem depois que as comunicações com o rover cessarem.

O Ingenuity agora acordará diariamente, ativará seus computadores de voo e testará o desempenho de seu painel solar, baterias e equipamentos eletrônicos. 

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Além disso, o helicóptero vai tirar fotos da superfície com sua câmera colorida e coletar dados de temperatura de sensores colocados em toda a aeronave de rotor. Os cientistas acreditam que essa coleta de dados de longo prazo pode não apenas beneficiar futuros projetistas de aeronaves e outros veículos para Marte, como também fornecer uma perspectiva de longo prazo sobre os padrões climáticos e o movimento da poeira marciana.

Se um componente elétrico crítico no Ingenuity falhar no futuro, interrompendo a coleta de dados, ou se o helicóptero eventualmente perder energia por causa do acúmulo de poeira no painel solar, qualquer informação que ele tenha coletado permanecerá armazenada a bordo. A equipe calculou que a memória do equipamento poderia conter cerca de 20 anos de dados diários.

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“Sempre que a humanidade visitar Valinor Hills, seja com um rover, uma nova aeronave ou futuros astronautas, o Ingenuity estará esperando com seu último pacote de dados”, disse o gerente de projetos da missão, Teddy Tzaneto. “Obrigado, Ingenuity, por inspirar um pequeno grupo de pessoas a superar probabilidades aparentemente intransponíveis nas fronteiras do espaço”.

Engenheiros que trabalham no Ingenuity da NASA monitoraram juntos uma transmissão do helicóptero em uma sala de controle do JPL na terça-feira (16). Eles confirmaram o funcionamento de um software que permitirá que o helicóptero atue como um banco de testes estacionário. Crédito: NASA/JPL-Caltech

Em um momento emocionante desse último encontro, a equipe recebeu uma mensagem de despedida do Ingenuity com os nomes das pessoas que trabalharam na missão. 

Quase três anos voando em Marte

Encarregado de mostrar que a exploração aérea é possível em Marte, apesar da fina atmosfera do planeta, o pequeno helicóptero pousou com seu parceiro de missão Perseverance no chão da Cratera Jezero no dia 18 de fevereiro de 2021.

O veículo robótico movido a energia solar deixou seu nome registrado nos anais de história da aviação, cumprindo com louvor a missão de US$85 milhões de dólares, ao término de dois anos e 11 meses.

Uma das funções exercidas pelo Ingenuity foi um trabalho de exploração para o rover Perseverance em seus passeios mais longos e ambiciosos, ajudando a equipe da missão a planejar rotas e escopos de potenciais alvos científicos.

Embora não saia mais do lugar desde o voo derradeiro, em 18 de janeiro, como vimos, o revolucionário helicóptero continuará produzindo ciência e colaborando com dados cruciais para as futuras missões ao Planeta Vermelho.