Kirsten Dunst é uma das atrizes de maior sucesso de sua geração. Iniciou sua carreira ainda cedo, como modelo infantil. Logo depois, Dunst deu seu primeiro passo no cinema com uma participação no curta-metragem “Oedipus Wrecks”, de Woody Allen. A partir de então, sua presença se tornou constante em produções de diversos gêneros, desde comédias adolescentes até dramas aclamados

Em agosto de 2019, Dunst recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Ela também já foi indicada a quatro prêmios Globo de Ouro, tanto por papéis no cinema quanto na televisão, e ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Ataque dos Cães”.

publicidade

Leia mais:

Que tal relembrarmos os grandes filmes da carreira de Kirsten Dunst? A seguir, listamos 10 de seus melhores trabalhos no cinema.

publicidade

Entrevista com o Vampiro

Interview with the Vampire (1994) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Kirsten Dunst tinha cerca de 11 anos quando interpretou a vampira Cláudia no grande sucesso “Entrevista com o Vampiro”. Sua habilidade em lidar com monólogos complexos e retratar uma personagem com corpo de criança, mas mente adulta, lhe rendeu elogios da crítica e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

Além disso, Dunst contracena com outros grandes nomes do cinema: Tom Cruise, Brad Pitt, Christian Slater, Antonio Banderas e Stephen Rea. O filme conta com a direção de Neil Jordan (“Traídos pelo Desejo”). 

publicidade

A trama segue uma entrevista que Louis de Pointe du Lac (Pitt) concede a um repórter (Slater) no final do século 20. Louis afirma ser um vampiro e relata sua jornada desde o século 18.

Homem-Aranha 2 (2004)

Spider-Man 2 (2004) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max e Amazon Prime Video.

Kirsten Dunst alcançou fama internacional graças à sua atuação como Mary Jane Watson na trilogia de filmes do Homem-Aranha dirigidos por Sam Raimi. 

publicidade

O ponto alto da trilogia foi “Homem-Aranha 2”, onde Peter Parker (Tobey Maguire) enfrenta o vilão Doutor Octopus (Alfred Molina) e uma crise existencial.

Ataque dos Cães (2021)

The Power of the Dog (2021) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

O drama “Ataque dos Cães” recebeu elogios da crítica especializada e conquistou várias indicações, além de algumas estatuetas, nas principais premiações. O filme foi nomeado um dos melhores de 2021 pelo American Film Institute e ganhou um Oscar de Melhor Direção. 

O longa foi dirigido por Jane Campion e, além de Kirsten Dunst, conta com Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee no elenco. Dunst foi aclamada por sua performance e recebeu alguns prêmios, além de uma indicação ao Oscar. 

Situada nos anos 1920, a trama acompanha um fazendeiro rude (Cumberbatch) que entra em conflito com a nova esposa (Dunst) de seu irmão (Plemons) e o filho dela (Smit-McPhee).

Teenagers: As Apimentadas (Bring It On, 2000)

Bring It On (2000) / Crédito: Buena Vista Film Sales (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Paramount+.

Dunst estrela esta comédia adolescente que teve boa recepção da crítica na época de seu lançamento e hoje tem status cult. A obra gerou uma franquia com uma série de continuações direct-to-video. 

O filme é dirigido por Peyton Reed (diretor dos filmes do “Homem-Formiga”) e ainda conta com Eliza Dushku, Jesse Bradford e Gabrielle Union no elenco. 

Bring It On (2000) / Crédito: Buena Vista Film Sales (divulgação)

O longa acompanha a preparação de uma equipe de líderes de torcida capitaneadas por Torrance Shipman (Dunst) para uma competição nacional.

Pequenos Guerreiros (1998)

Small Soldiers (1998) / Credito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para aluguel ou compra no Apple TV, YouTube Filmes e Amazon Prime Video.

Esta hilariante comédia dirigida por Joe Dante (“Gremlins”) sobre bonecos que adquirem consciência ganhou status cult ao longo dos anos. Uma adolescente Kirsten Dunst estrela ao lado de um também jovem Gregory Smith nesta aventura satírica ao capitalismo e ao militarismo. 

A trama segue duas linhas de brinquedos inimigas que instauram o caos após adquirirem consciência, depois de receberem um chip militar de uma empresa que quer fazer brinquedos mais realistas.

O Miado do Gato (2001)

The Cat’s Meow (2001) / Crédito: Lions Gate Films (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV.

Dirigido por Peter Bogdanovich, “O Miado do Gato” é baseado em eventos reais envolvendo um misterioso crime da era clássica de Hollywood. 

A trama aborda a morte misteriosa do produtor de cinema Thomas Ince, que ocorreu em 1924 durante um fim de semana a bordo do iate do magnata das comunicações William Randolph Hearst. 

Kirsten Dunst estrela como a estrela do cinema mudo Marion Davies, amante de Hearst (Edward Herrmann). Traçando especulações sobre a morte de Ince (Cary Elwes), o filme acompanha os outros ilustres presentes que estavam a bordo: Charlie Chaplin (Eddie Izzard), a colunista social Louella Parsons (Jennifer Tilly) e a escritora Elinor Glyn (Joanna Lumley).

Todas as Garotas do Presidente (1999)

Dick (1999) / Credito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Não está disponível para streaming.

Esta comédia dirigida por Andrew Fleming oferece uma reimaginação divertida de um dos maiores escândalos políticos da história dos EUA: o caso Watergate. Uma jovem Kirsten Dunst protagoniza a produção ao lado de outra atriz que, anos depois, se destacaria como um dos grandes nomes de Hollywood: Michelle Williams. 

Na trama, duas adolescentes ingênuas testemunham acidentalmente uma ação secreta envolvendo o presidente dos EUA. Para mantê-las sob vigilância, o presidente Richard Nixon decide contratá-las como passeadoras de cães oficiais da Casa Branca.

Maria Antonieta (2006)

Marie Antoinette (2006) / Credito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

A cineasta Sofia Coppola adotou uma abordagem pop e estilizada neste filme que retrata a vida da rainha Maria Antonieta. Kirsten Dunst protagoniza como a infame rainha. 

A trama acompanha sua chegada à corte francesa como uma jovem princesa austríaca, sua ascensão como rainha da França e, finalmente, sua queda durante a Revolução Francesa. 

O elenco ainda inclui Jason Schwartzman, Steve Coogan, Judy Davis, Rip Torn e Asia Argento.

Melancolia (2011)

Melancholia (2011) / Credito: Nordisk Film, Les films du losange, Magnolia Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Mubi.

Drama dirigido pelo controverso dinamarquês Lars Von Trier, “Melancolia” aborda temas como depressão e relacionamentos familiares. 

O filme foi bem recebido pela crítica no geral e a atuação de Kirsten Dunst, que protagoniza a obra, foi apontada como o ponto mais forte, inclusive rendendo-lhe o prêmio de Melhor Atriz no 64º Festival de Cannes. 

A trama gira em torno de duas irmãs, Justine (Dunst), que sofre de depressão crônica, e Claire (Charlotte Gainsbourg), e suas reações ao anúncio da iminente colisão de um planeta chamado Melancolia com a Terra.

As Virgens Suicidas (1999)

The Virgin Suicides (1999) / Credito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV.

O primeiro filme da diretora Sofia Coppola, “As Virgens Suicidas”, é ambientado na década de 1970 e acompanha a história de cinco irmãs que vivem em uma família conservadora e restritiva nos subúrbios de Detroit. 

Kirsten Dunst tem um papel de destaque no filme, que ainda inclui James Woods, Kathleen Turner, A.J. Cook, Josh Hartnett, Scott Glenn, Michael Paré, Jonathan Tucker e Danny DeVito em papéis coadjuvantes.

The Virgin Suicides (1999) / Credito: Paramount Pictures (divulgação)