As consequências das mudanças climáticas ainda não são totalmente conhecidas e cientistas têm feito novas descobertas sobre a questão ao longo dos anos. Uma das mais recentes indica que o aquecimento do planeta pode alterar o sabor de alguns alimentos.

Leia mais

publicidade

Aumento das temperaturas causam diversos impactos

Os pesquisadores explicam que, na medida que a média da temperatura global aumenta, algumas espécies conseguem se reproduzir, enquanto outras encontram maiores dificuldades. A uva, por exemplo, enfrenta impactos negativos. Dessa forma, produtores de vinho da Europa estão mudando o local do cultivo para áreas mais ao norte do continente.

A mesma situação acontece com o morango. Em temperaturas maiores, o sabor da fruta acaba sofrendo alteração quando ela fica madura.

publicidade

Estudos apontam que a combinação de dias quentes com noites mais amenas exerceu efeitos no desenvolvimento dos morangos, que ficaram mais doces. Os pesquisadores ainda descobriram que temperaturas mais elevadas quando o morango estava próximo do amadurecimento prejudicam o desenvolvimento das frutas.

Desenvolvimento dos morangos é impactado pelas mudanças climáticas (Imagem: GCapture/Shutterstock)

Alteração no valor nutricional dos alimentos

  • As mudanças climáticas também afetam os alimentos de outra forma.
  • O trigo, por exemplo, sofreu uma redução na concentração de amido, considerada uma fonte de energia, em temperaturas mais altas.
  • Já nas maçãs foi observado o encurtamento da floração de algumas variedades, o que provocou a interrupção do desenvolvimento antes delas ficarem maduras.
  • O alerta dos cientistas é que isso pode causar escassez de alimentos no futuro.
  • As conclusões dos pesquisadores foram descritas em artigo publicado na revista Agronomy.