Uma das belezas do cinema são as cidades fictícias criadas em mundos de histórias fantásticas. Em alguns casos, o público gostaria que elas existissem na vida real, mas são criações da imaginação e concebidas para servir como cenários extraordinários que contribuem para o enredo da história.

As cidades fictícias desempenham um papel importante na trama e influenciam na atmosfera e no desenvolvimento dos personagens. Os cenários de alguns dos mundos fictícios mais amados, como Hogwarts, em “Harry Potter”, criam um ambiente de encantamento em que os fãs desejam que as estrelas cadentes sejam reais. 

publicidade

Leia mais:

Pensando nesse universo imaginário, segue uma lista com 10 cidades fictícias e famosas que criam cenários de histórias no mundo televisivo e cinematográfico, onde tecnologia, fantasia, ficção científica e elementos mágicos se entrelaçam em aventuras emocionantes.

publicidade

1- CORUSCANT (STAR WARS)

Cidade fictícia de Coruscant, de Star Wars
Fotos Divulgação

Capital de toda a galáxia na Velha República Galáctica, Coruscant é um planeta-cidade com fluxos de tráfego aéreo, muitos arranha-céus e que abriga uma diversidade de cidadãos e cultura na saga Star Wars.

Durante o Império Galáctico era chamado de Centro Imperial. O planeta inteiro é coberto pela estrutura urbana e tecnológica que rege o poder sobre a República e sobre o Império. É nela que estão o Templo Jedi e o Senado Galáctico, de onde surgem decisões sobre os rumos da vasta nação espacial. 

publicidade

2- METROPOLIS (SUPER-HOMEM)

Cidade de Metropolis, de Superman

Metropolis é uma cidade imaginária localizada nos Estados Unidos, que aparece nas histórias do universo DC Comics e serve como o lar do famoso super-herói Superman.

Ela é frequentemente retratada como uma metrópole moderna e é um dos principais cenários nas histórias em quadrinhos, filmes, desenhos animados e outras mídias relacionadas ao ‘Homem de Aço’. Metropolis é um misto de culturas e pessoas, como toda grande cidade do mundo.

publicidade

3- HILL VALLEY (DE VOLTA PARA O FUTURO)

Cena do filme De Volta para o Futuro

A cidade foi criada como cenário principal para a trilogia De Volta para o Futuro (1985, 1989 e 1990). Hill Valley é retratada em vários períodos de tempo, desde a década de 1880 até a década de 2010.

Ao longo dos filmes, a cidade fictícia passa por mudanças significativas em sua aparência e paisagem social, refletindo as diferentes épocas visitadas pelos personagens. A trilogia explora as consequências da alteração do passado e o impacto que isso tem no futuro da cidade. 

4- SPRINGFIELD (OS SIMPSONS)

Cidade de Springfield, cenários de Os Simpsons

Springfield é um nome comum para vilas e cidades e aparece em vários locais ao redor do mundo. No entanto, Springfield é também uma cidade fictícia de Os Simpsons.

A série animada de televisão é uma das mais longevas e influentes da história, que está no ar desde 1989. A localidade faz uma paródia com o sonho suburbano, sofre bastante com a poluição e é conhecida por vários marcos, personagens e situações humorísticas que contribuem para a popularidade duradoura da série.

5- RIVENDELL (O SENHOR DOS ANÉIS E O HOBBIT)

Cidade fictícia da saga Senhor dos Anéis e O Hobbit

Criado pelo escritor britânico J.R.R. Tolkien, Rivendell é um local fictício encantado na Terra-média e lar dos Elfos.

É um refúgio escondido no também fictício continente da Terra Média, próximo das Montanhas Nebulosas, localidade que desempenha um papel significativo nas trilogias dos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

No Brasil, Rivendell, também é conhecida como Valfenda e é liderada pelo Lord Elrond, que fornece assistência aos membros da Sociedade do Anel e a destruição de Um Anel.

6- CAPITAL (JOGOS VORAZES)

Capital, cidade fictícia de Jogos Vorazes

A Capital nos livros e filmes da saga de Jogos Vorazes é chamada de Capitol, cidade central e centro de poder na nação fictícia de Panem, um país pós-apocalíptico dividido em 12 distritos e liderado pelo Presidente Snow.

O Capitol é conhecido por seu estilo de vida extravagante e pessoas acostumadas ao luxo, tecnologia avançada e pela realização anual dos Jogos Vorazes, uma diversão sangrenta que serve para mostrar ao país onde o povo deve ficar.

7- GOTHAM CITY (BATMAN)

Vista da cidade de Gotham, de Batman

Gotham City é cinza e possui arquitetura gótica na maioria de seus prédios históricos.

Mais conhecida como a casa do Batman, é mais uma cidade fictícia do universo DC Comics e uma das mais icônicas da história dos quadrinhos.

Famosa pela corrupção, cheio de becos escuros, linhas de trem cortando os subúrbios, pobreza, infestações de vermes, poluição e inúmeras ondas de crime, é uma das maiores cidades do estado e uma das mais decadentes.

8- CIDADE ESMERALDA (O MÁGICO DE OZ)

Cena do filme O Mágico de Oz

A fictícia Emerald City ou Cidade Esmeralda se tornou um símbolo do mundo mágico e fantástico da terra mágica de Oz. Foi destaque em diversas adaptações, incluindo o icônico filme de 1939, O Mágico de Oz, estrelado por Judy Garland.

Cidade Esmeralda é descrita como um lugar magnífico e brilhante e, como o nome sugere, tudo na cidade é verde. Seu governante é, inicialmente, o Mágico de Oz, uma figura poderosa, mas misteriosa. 

9- HOGSMEADE (HARRY POTTER)

Cena do filme Harry Potter

Criado pela escritora J. K. Rowling, Hogsmeade serve como um cenário importante para vários eventos da série de filmes de Harry Potter.

A fictícia vila, na Grã-Bretanha, é conhecida por sua atmosfera acolhedora e mágica e é um destino popular para os estudantes de Hogwarts durante suas visitas. A Rua Principal da pequena vila reúne lojas que comercializam doces, produtos para as magias e muitos pubs, que vendem a famosa cerveja amanteigada.

10- ZION (MATRIX)

Cena do filme Matrix

Muito abaixo da superfície devastada do planeta Terra está Zion, a cidade fictícia retratada na trilogia da saga Matrix. A história traz a cidade distópica onde as máquinas inteligentes governam e mantêm a humanidade em cativeiro.

Zion é a última esperança para os humanos conseguirem escapar da Matrix. A localidade serve como refúgio para os libertos da ilusão da Matrix e é palco de eventos cruciais na luta contra as máquinas que dominam a superfície e escravizam milhões de humanos.

Imaginação é o lar das cidades fictícias

E, dentro desses cenários de cidades fictícias, que desempenham papéis importantes em suas respectivas histórias, guardamos as ótimas imagens de jardim e vegetação exuberantes, magia, fantasia e cidades glamorosas (outras nem tanto).

Tornaram-se parte de um mundo de fantasia selvagem em que muitos adorariam viver. Infelizmente, os fãs não podem pegar um avião ou atravessar uma ponte interdimensional para ver esses destinos mágicos de perto, mas, certamente, podem sonhar.