Domo de Ferro: o que é e como funciona sistema de defesa de Israel?

Poder de interceptação em zonas habitadas, entenda qual a potência de proteção desse sistema.
Por Simone Cordeiro, editado por Bruno Ignacio de Lima 16/05/2024 05h20, atualizada em 05/06/2024 10h12
Domo de Ferro sendo disparado
Imagem Divulgação/ Rafael Advanced Defense Systems
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último ataque do Irã à Israel, o Domo de Ferro foi visto em ação, fazendo valer o sistema de defesa sofisticado israelense. A verdade é que Israel já vinha se preparando há algum tempo contra possíveis ataques inimigos. Por conta disso, o país investiu alto em tecnologia, reunindo um aparato avançado que envolve drones, robôs e antimísseis.

No entanto, foi somente após tantos conflitos que ficou ainda mais evidente a potência do arsenal e poderio bélico do país do oriente médio. Dessa forma, muitos de seus sistemas de defesa têm despertado interesse do público e estão entre os assuntos principais sobre a guerra na impressa mundial. O Domo de Ferro é capaz de interceptar ataques a muitos quilômetros de distância. Entenda agora, como essa tecnologia funciona.

Leia mais

O que é e como funciona o Domo de Ferro?

Domo de Ferro
(Imagem: Dmitriy Feldman svarshik/ Shutterstock)

O Domo de Ferro está entre as soluções tecnológicos mais potentes desenvolvidas para se proteger de ataques inimigos em uma guerra. Em Israel, esse sistema foi colocado em pontos estratégicos ao redor da cidade capital e de onde poderiam surgir mísseis de destruição.

A tecnologia do Domo de Ferro é eficaz na localização de foguetes em curso. Para isso, o sistema usa radar para rastrear foguetes e pode diferenciar entre aqueles que têm probabilidade de atingir áreas construídas e aqueles que não têm.

No entanto, o Domo de Ferro foi projetado para proteger contra armas de curto alcance e opera em todas as condições climáticas. Mas não se engane, pois a solução pode interceptar mísseis em um raio de 4 a 70 quilômetros de distância.

O sistema é feito de baterias localizadas em Israel, cada uma com três a quatro lançadores que podem disparar 20 mísseis interceptadores. Porém, há versões fixas e móveis do sistema. Sendo assim, os interceptores são lançados verticalmente a partir dessas unidades móveis ou estacionárias para então detonar os mísseis no ar.

O exército israelense afirmou que 75% a 90% das tentativas de interceptação tem sucesso. Sendo que o custo estimado é de 50 mil dólares a cada tiro.

Quando surgiu o Domo de Ferro?

Domo de Ferro
(Imagem: ChameleonsEye/ Shutterstock)

Criado pelas empresas israelenses Rafael Advanced Defense Systems e Israel Aerospace Industries, com apoio dos Estados Unidos, o Domo de Ferro foi especialmente desenvolvido para ajudar a combater armas rudimentares, como foguetes.

Em 2011, o Domo de Ferro foi usado pela primeira vez. Na época o sistema derrubou um míssil disparado da Faixa de Gaza. Depois de 8 anos, em 2019, o investimento foi norte-americano, quando os Estados Unidos anuncio a compra de algumas baterias do Domo de Ferro.

Já em 2024, embora Israel tenha sido pego de surpresa com o ataque vindo do Irã, em meio a guerra na faixa de gaza, o Domo de Ferro acionou o sistema de defesa imediato destruindo foguetes do Irã, segundo correspondentes da BBC no país.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.