Entre as dúvidas do consumidor antes de comprar um notebook está a placa gráfica. Afinal de contas, muitas pessoas não sabem identificar qual a melhor opção. A princípio, saber quais são as necessidades de uso é o primeiro passo para entender qual delas será perfeita para o seu dia a dia.

Além disso, há grandes diferenças entre uma placa de vídeo dedicada e uma integrada, desde valores a estrutura. Por isso, entender para qual usuário cada uma é indicada é fundamental. Confira agora, qual placa gráfica escolher na hora da compra do seu notebook.

publicidade

Leia mais

Vai comprar um notebook? Entenda as diferenças entres os tipos de placas gráficas

Placa integrada

Muito além de saber tipos de: processador, armazenamento e memória RAM, na hora de comprar um notebook, você precisa entender qual placa gráfica vai te atender melhor. Contudo, as diferenças entre placa de vídeo integrada e dedicada são bem simples.

A placa de vídeo integrada possui recursos básicos para gerar as imagens que são exibidas na tela. De forma que, ela usa a memória RAM do próprio notebook. Em outras palavras, podemos dizer que o próprio processador é responsável pela parte gráfica da máquina. Ou seja, o chip dentro dele possui os recursos.

Viersen, Alemanha - 9 de março de 2024: Close de um smartphone em um teclado de computador com a logo do chip de GPU AMD Instinct (foco no centro da parte superior da logo)
Chip AMD/Imagem Shutterstock/Foto Colaborador Ralf Liebhold

No entanto, a placa de vídeo integrada ao notebook é uma opção bem mais simples, com pouco desempenho, além de usar a memória RAM para armazenar os vídeos.

Placa dedicada

Esta opção difere da placa integrada, pois apresenta uma estrutura própria e totalmente a parte. De modo que nessa estrutura há uma memória e processador gráfico próprios, além de ventoinha, mais conhecida como cooler, para resfriamento.

Sobretudo, para notebooks este tipo de placa gráfica apresenta uma alta performance se comparada com a integrada. Por conta disso, modelos de computadores portáteis que já vem com a placa dedicada são bem mais caros.

Qual escolher: notebook com placa gráfica dedicada ou integrada?

Uma coisa é certa, notebooks com placas gráficas integradas à CPU, ou onboard, não são insuficientes na exibição de vídeos e nos usos para estudo e trabalho. Dessa forma, são indicados para usuários de uso mais doméstico, entregando um ótimo desempenho para uso do pacote Office e para assistir streaming, por exemplo.

Logotipo da Intel e Nvidia no laptop gamer MSI Cyborg 15. Processador i7 de 12ª geração com gráficos Nvidia RTX 4060 de 8GB, com uma tela de 15,6 polegadas 144Hz. Dubai, Emirados Árabes Unidos - 16 de maio de 2023
Notebook com selo da Nvidia/Imagem Shutterstock/Foto Colaborador Adnan Ahmad Ali

No entanto, se você vai comprar um notebook para rodar jogos, fazer edição de imagens e vídeos e para usar programas mais “pesados” o mais indicado é optar por um modelo com placa dedicada. Afinal, como ela faz o processamento de imagem separado da memória RAM do computador, não compromete o processamento de jogos e outros programas que estiver usando.

Então, se você é um profissional designer, arquiteto, editores de vídeo, fotógrafo ou gamer, vale a pena investir em um notebook com placa gráfica dedicada. Ou melhor, essa é a opção que vai permitir a realização do seu trabalho sem dor de cabeça.