Desde a segunda-feira passada (14) a Catalunha está fervendo com protestos em resposta à sentença de prisão de nove políticos pró-independência. O que começou com atos pacíficos resultou em uma forte represália policial, aumentando o clima de tensão. Porém, o que mais surpreende nas manifestações é a presença e a atividade do grupo online ‘Tsunami Democrático’ que orquestra os protestos online e tem organizador desconhecido.

Entre as atuações do grupo está uma das maiores ocupações em massa ocorrida na Catalunha até então, a tomada do aeroporto El Prat de Barcelona por cerca de 10 mil manifestantes. A organização transmite os protestos tanto no Twitter, onde atualmente possui 200 mil seguidores, quanto no Telegram, rede em possui mais de 330 mil seguidores. Desde o sucesso no protesto do aeroporto, a confiança no grupo aumentou.

publicidade

O ativismo online não é exclusividade do ‘Tsunami Democrático’ e está cada vez mais presente nos protestos ao redor do planeta. Na mesma região, o canal do Telegram do grupo Anonymous Catalunha serve como fonte de informação. “Lá, há uma retransmissão de tudo o que está acontecendo. Eles continuam postando a cada minuto o que está acontecendo em todos os lugares”, afirmou o ativista Alba Medrano.

Além do sucesso em redes sociais, o ‘Tsunami Democrático’ lançou um aplicativo para coordenar atividades de protestos na região e atualmente conta com mais de 270 mil downloads. Ele serve para organizar manifestantes de maneira segura e eficiente, empregando QR code para garantir que apenas membros confiáveis tenham acesso, uma vez que a entrada é mediante a um convite de um membro.

publicidade

Ainda, para evitar a influência policial dentro do programa, ele é operado com um serviço de geolocalização que permite visualizar atividades em apenas um determinado raio, de forma que um infiltrado teria acesso limitado. Seu download não acontece em lojas de apps tradicionais como a Play Store ou a App Store, mas deve ser baixado via APK e só funciona em Android.

Por enquanto, o aplicativo não foi utilizado para planejar nenhum protesto, mas a organização incentivou as pessoas a instalarem o programa antes das novas ações, inclusive uma que pode acontecer hoje (21).

publicidade

Embora o foco principal do aplicativo esteja na independência da Catalunha, o ‘Tsunami Democrático’ sinalizou a possibilidade de um alcance maior. No Github os desenvolvedores especificam que é uma plataforma para a organização de “desobediência civil pacífica”, que pode ser adaptada para protestos em qualquer parte do mundo.

publicidade

Via: Wired