A Itália e a Coreia do Sul estão entre os países com mais casos confirmados de Covid-19. No país europeu, são 1.063 mortes e mais de 15 mil casos registrados. Já no asiático, foram 67 mortes e quase 8.000 infectados. Apesar de terem sido atingidos pelo vírus no mesmo período, os países possuem números muito distantes, e o método de teste e prevenção adotado por ambos pode explicar tal diferença.

Na Itália, as autoridades iniciaram os testes em um número amplo de pessoas, mas depois reduziu o foco para não precisar processar centenas de milhares de testes. Foram mais de 73 mil provas realizadas. Além disso, o país instaurou uma quarentena absoluta em todo território, permitindo viagens apenas por razões de trabalho ou saúde. Todos os eventos e reuniões públicos foram suspensos, incluindo funerais e casamentos.

publicidade

Reprodução

O país possui cerca de 5.000 leitos de UTI, mas parte deles já está sendo utilizada por pessoas com outras doenças respiratórias. O governo já solicitou um aumento de pelo menos 50% desse número. A Itália tem aumentado seus esforços para conter o coronavírus, mas, de acordo com Pier Luigi Viale, chefe da unidade de doenças infecciosas do hospital Sant’ Orsola-Malpighi, em Bolonha, se o surto durar semanas ou meses, os hospitais vão precisar de mais reforços.

publicidade

Tática da Coreia do Sul

Já a Coreia adotou outra tática. O país asiático testou mais de 222 mil pessoas. Alguns epidemiologistas afirmam que o teste agressivo e contínuo é uma ferramenta poderosa para conter o vírus. O governo local instaurou alguns pequenos bloqueios, porém não fechou nenhuma região completamente. Seul diz que utilizou sua experiência anterior com o surto de Síndrome Respiratória do Oriente Médio, em 2015.

publicidade

Também foi decretada uma lei para dar aos governantes autoridade para acessar diversos dados da população, como rastreamento GPS de smartphones e carros, transações com cartão de crédito, informações de entrada de imigração e outros detalhes de quem foi confirmado com o vírus. Esta medida também ajuda os hospitais a controlar o fluxo de casos. No país, as pessoas confirmadas com Covid-19 são colocadas em quarentena na própria casa, monitoradas remotamente por um aplicativo ou ligações, até que um leito fique disponível.

Reprodução

publicidade

Por conta do alto número de testes, cerca de 18 mil ainda esperam o resultado, o que pode fazer com que os números subam drasticamente. O pico da doença já passou no país, mas as autoridades tentam evitar que outros grupos sejam atingidos. Para Kim Gang-lip, vice-ministro da Saúde e Bem-Estar, a abordagem de bloqueios “é de mente fechada, coercitiva e inflexível”, diminuindo o rastreamento de contatos que um infectado pode ter tido.

Não há uma forma correta de conter o coronavírus e os países têm adotado métodos diferentes para tal. A China, epicentro da epidemia, conseguiu conter o surto com medidas drásticas. Portanto, cada governo deve entender qual forma se adequa melhor para seu país, sua infraestrutura e cultura.

Enquanto o Covid-19 não é contido, já são mais de 135 mil casos e quase 5.000 mortes confirmadas, como pode ser visto em diversos mapas interatívos.

Via: Reuters