Recentemente, com a disseminação do novo coronavírus e as recomendações para que as pessoas fiquem em casa, o tráfego de dados em diversos aplicativos aumentou significativamente. Com isso, alguns deles tiveram de tomar medidas para diminuir os impactos de utilização. Esse foi o caso do WhatsApp.

No fim de março, o mensageiro diminuiu o tempo de duração dos Status compartilhados por seus utilizadores da Índia. Isso porque os vídeos postados, que tinham limite de até 30 segundos, faziam com que a rede sobrecarregasse devido ao número de usuários ativos. Com a mudança implementada, a duração dos pequenos segmentos foi diminuída para 15 segundos.

publicidade

A limitação, que foi apontada como temporária, acaba de ser desfeita. Como se especulava, ela deveria chegar a outras partes do mundo se necessário, no entanto, isso ficou restrito à Índia. Com a atualização 2.30.166 do WhatsApp beta, o antigo limite de 30 segundos foi restaurado. Em breve, o update deve chegar para todos os residentes do país.

Reprodução

publicidade

Videochamada no WhatsApp/Foto: Reprodução

Criação de salas de vídeo

Outro recurso interessante implementado pela versão beta do mensageiro é a possibilidade de criar salas de bate-papo em vídeo para até 50 participantes no Messenger. A partir de agora, por meio do WhatsApp, é possível montar de forma fácil uma conferência de vídeo para o Messenger Rooms.

publicidade

O mais interessante da funcionalidade é que os convidados, que podem receber o link para participar por mensagem no próprio WhatsApp, não precisam ter uma conta no Facebook para participar da reunião de vídeo.

Por enquanto, a novidade está restrita à versão de testes do mensageiro. É possível participar do período de experimentação no iOS entrando no link do TestFlight – ferramenta disponibilizada pela Apple para que usuários possam testar aplicativos antes que cheguem à App Store

publicidade

Vale lembrar que é necessário já estar dentro do programa de testes para ter acesso à nova versão. Por ser algo bem limitado, por enquanto não há novas vagas para os testes. Para quem já faz parte do programa e quer saber como utilizar a funcionalidade, o Olhar Digital preparou um tutorial completo sobre o assunto. 

Via: WABetaInfo