EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Manter seus dados seguros na internet é uma tarefa árdua, e serviços que ajudam nesse quesito são sempre muito úteis, principalmente quando oferecem várias camadas de proteção. E quem utiliza o Microsoft Authenticator ficará feliz ao saber que o aplicativo, que já gera códigos de autenticação em dois fatores, passará a ter também um gerenciador de senhas.

O anúncio foi feito na terça-feira (15), pelo vice-presidente corporativo de Gerenciamento de Programas da Microsoft, Alex Simons. “O Authenticator ajudará em qualquer site ou aplicativo que você acessar no seu dispositivo mobile, autocompletando senhas fortes sem ser necessário lembrá-las”, disse ele.

publicidade

Quando ativo, o Microsoft Authenticator irá se oferecer para salvar suas senhas no momento em que elas forem utilizadas. Será possível sincronizar os dados entre smartphones, tablets e desktops, utilizando o Edge, navegador próprio da empresa, ou uma extensão recém lançada para o Google Chrome.

Recurso de gerar senhas ainda está em versão beta. Imagem: Darlene Bada/Microsoft

O recurso ainda está em versão beta, com liberação gradual para os usuários. Por enquanto, ele só está disponível para contas da Microsoft, com exceção de contas empresariais ou estudantis baseadas no Azure AD. A função está sendo liberada tanto para Android como para iOS.

Embutido no teclado

“Apesar de a autenticação sem senhas e multifatorial serem o futuro da segurança, nós sabemos que muito sites ainda pedem senhas e alguns nem mesmo suportam a autenticação em vários fatores”, explicou Rajat Luthra, um dos gerentes de programas da divisão Microsoft Identity.

“É aí que o Authenticator poderá ajudar. Já que você não precisará lembrar das senhas, ele poderá autocompletar combinações complexas e específicas para você”, completou o programador.

publicidade

O Microsoft Authenticator funciona “embutindo” o gerenciador de senhas no teclado. Ele exibirá o recurso de autocompletar no espaço de sugestão de palavras, nas telas de login.

Authenticator irá autocompletar suas senhas diretamente do teclado do dispositivo. Imagem: Darlene Bada/Microsoft

Caso você esteja acessando um site ou aplicativo cuja senha ainda não está salva no Authenticator, ele dará a opção de gerar e armazenar a combinação em seu banco de dados.