CEOs da Apple, Google, Amazon e Facebook são convidados para audiência na Europa

Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Tim Cook e Sundar Pichai receberam o convite para uma audiência no Parlamento Europeu em fevereiro
Renato Mota22/01/2021 18h42
20200728023038
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Assim como fizeram os congressistas norte-americanos, membros do Parlamento Europeu convidaram os principais executivos da Amazon, Apple, Facebook e Alphabet (a dona do Google) para uma audiência sobre seus modelos de negócios. O encontro será realizado no próximo dia 1º de fevereiro, em Bruxelas.

Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Tim Cook e Sundar Pichai receberam o convite. Juntas, as quatro empresas valem um total de US$ 4,85 trilhões (e são administradas por dois dos indivíduos mais ricos do mundo).

Já há algum tempo, a Comissão Europeia investiga práticas de concorrência desleal por parte das maiores empresas de tecnologia. Os países da União Europeia também estão preocupados com as ações tomadas pelas companhias para combater a desinformação online.

“O objetivo da audiência é fazer um intercâmbio com os diretores executivos das quatro empresas para aprender sobre seus modelos de negócios atuais e conceitos futuros enquanto enfrentam os desafios de alterar as condições de mercado”, afirma o convite, de acordo com a Reuters.

O CEO da Apple, Tim Cook. Imagem: John Gress Media Inc/Shutterstock

“O evento irá contribuir para preparar os membros do Parlamento Europeu para as próximas discussões sobre uma potencial nova regulamentação para o setor digital. Por todos esses motivos, queremos esclarecer que este convite é apenas para os CEOs”, completa a convocação.

A data do evento pode sofrer alterações, conforme a necessidade dos executivos. O presidente-executivo da Alphabet, Sundar Pichai, realizará uma videoconferência com a chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager, no próximo dia 25, de acordo com a programação da Comissão Europeia.

Em julho passado, Zuckerberg, Bezos, Cook e Pichai participaram de uma audiência no Congresso dos EUA, como parte das investigações feitas ao longo dos anos sobre a prática antitruste. Os executivos ainda tiveram que responder questionamentos sobre uso de dados pessoais, aquisições de outras empresas e até o uso de trabalho escravo.

Na Europa, caso aceitem o convite, os CEOs devem encontrar um ambiente menos hostil.

Via: Reuters


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital