EUA investiga Toyota RAV4 após relatos de incêndio no motor

Carros do modelo RAV4, fabricados pela Toyota, apresentaram problemas com baterias de 12 volts pelo lado esquerdo do motor
Por Karoline Albuquerque, editado por Renato Mota 01/03/2021 21h30, atualizada em 02/03/2021 10h36
RAV4 Toyota
FOTO: Toyota/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O governo dos Estados Unidos já conta onze denúncias de incêndio no motor do utilitário RAV4, da Toyota. De acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, sigla em inglês) nesta segunda-feira (1º), um recall do modelo no país afearia quase 1,9 milhões de donos do veículo.

De acordo com o Business Insider, um porta-voz da Toyota afirmou que a montadora trabalha na investigação junto à NHTSA. Todas as reclamações até agora foram registradas no ano de 2020, referente a modelos do veículo fabricados entre os anos de 2013 e 2018, muitos com até 80 mil quilômetros rodados.

Os incêndios notificados aconteceram em carros com baterias de 12 volts, pelo lado esquerdo do motor. Além do fogo, o RAV4 com o problema pode também apresentar queda de energia e estancar. Uma das hipóteses levantadas pela agência atribuem o fogo a colisões frontais ou baterias mal instaladas.

O problema foi encontrado nas SUVs fabricadas entre 2013 e 2018. FOTO: Toyota/Divulgação
O problema foi encontrado nas SUVs RAV4 fabricadas entre 2013 e 2018. Imagem: Toyota/Divulgação

Quatro incêndios aconteceram em carros desligados e pelo menos dois estavam estacionados. Esses últimos foram encontrados totalmente consumidos pelas chamas quando os donos retornaram. Já a maioria dos RAV4 pegaram fogo em movimento, depois de estancar.

À ABC News, a porta-voz da NHTSA explicou que a agência está reunindo mais informações e “vai agir de acordo com o que aprendermos”. O RAV4 tem mais reclamações de fogo na bateria do que outros carros similares.

O SUV é um dos mais vendidos da montadora no país norte-americano, entre os que não são caminhonetes. O possível recall só deve ser anunciado caso a investigação aponte a necessidade.

Recall massivo

Na semana passada, a Hyundai anunciou que irá convocar um recall de veículos elétricos que pode ser o maior de todos os tempos. A montadora coreana vai substituir as baterias de cerca de 82.000 veículos por conta de risco de incêndio.

O Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte da Coréia do Sul, informou por meio de um relatório que o recall incluirá três modelos, com 75.680 unidades do SUV Kona, 5.716 do Ioniq e 305 do ônibus Elec City. Uma unidade deste último pegou fogo no último dia 15 enquanto voltava para a garagem após uma inspeção.

Via: Business Insider / ABC News

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital