EnglishPortugueseSpanish

A Gatorade, subsidiária da PepsiCo, lançou no mercado americano um novo adesivo que avisa a quem está usando sobre seus níveis de hidratação, o Gx Sweat Patch que foi desenvolvido em parceria com a startup Epicore Biosystems.

O dispositivo foi projetado para ser grudado na parte interna do braço esquerdo do usuário durante um treino e conectado a um smartphone por intermédio de um aplicativo. A partir daí, é gerado um “perfil de suor”, que permite ao usuário saber o quanto ele precisa se hidratar.

publicidade

Leia também: 

Cientistas italianos projetam “tatuagem inteligente” que emite luzes

Google usa tatuagens como tecnologia vestível

Tatuagens com eletrodos podem ser usadas para medir sinal cerebral

O GX Sweat Patch é produzido sem nenhum aparelho eletrônico e usa camadas de polímeros finos gravados com canais microfluídicos. Durante o treino, o suor vai preenchendo estes canais gradualmente e tingindo-os de laranja conforme a pessoa vai se desidratando.

Essa abordagem com tecnologias triviais, barateou bastante o produto, que é vendido no site da Gatorade em pacotes com duas unidades pelo valor de US$ 25 (R$ 140 na conversão direta), e não algumas centenas de dólares, como se pode imaginar em um primeiro momento.

App não faz propaganda

Homem correndo com dados sobre sua atividade física
Aplicativo não indica quantidade de Gatorade a ser ingerida. Crédito: PepsiCO/Divulgação

Após os canais mudarem completamente de cor, o que a depender da intensidade do treino acontece em cerca de 30 minutos, o usuário deve tirar uma foto do adesivo através do aplicativo do GX Sweat Patch.

A partir daí, o sistema faz uma varredura por meio de reconhecimento de imagem e junta esses dados com outras métricas da pessoa, como idade, peso, tipo de treino e a temperatura na área em que o exercício foi realizado para determinar quanto de fluído corporal foi perdido.

Com isso, uma recomendação personalizada é gerada ao usuário, e é aí que entra uma surpresa, o aplicativo não faz nenhuma propaganda direta do Gatorade, mas não é difícil imaginar que as pessoas que utilizam o dispositivo também devem utilizar a bebida.

No momento, o Gx Sweat Patch está disponível apenas para os Estados Unidos, mas por se tratar de uma tecnologia barata e escalável, é possível sonhar que ele desembarque no Brasil em algum tempo.

Via: Gizmodo Internacional

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!