Com poucos acordos com farmacêuticas desenvolvedoras de vacinas contra a Covid-19, o Brasil continua em busca de outros fabricantes que possam nos vender imunizantes – além da Sinovac, que faz a CoronaVac, e da AstraZeneca, que desenvolveu a Covishield em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tinha um encontro com a Precisa Medicamentos, responsável pela vacina indiana Covaxin no Brasil. Só que a reunião foi adiada. Segundo a agência, o primeiro encontro com o representante brasileiro vai servir para que os técnicos analisem se há dados suficientes para fazer o pedido.

O objetivo da Precisa Medicamentos é pedir autorização para o uso emergencial da fórmula no país. A empresa chegou a anunciar que a requisição para uso emergencial já havia sido protocolada na Anvisa, mas foi desmentida pela agência. Agora, o encontro entre os interessados está previsto para terça-feira que vem (16).

Vacina Covaxin
Vacina indiana já foi comprada pelo ministério da Saúde, mas seu uso emergencial ainda não está aprovado pela Anvisa. Foto: Bharat Biotech/Divulgação

Campanha de vacinação

Esse atraso atrapalha o cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI), do ministério da Saúde. O órgão já assinou contrato para comprar 20 milhões de doses do imunizante indiano, embora a fórmula não tenha sido testada em voluntários brasileiros nem sua importação tenha sido aprovada pela Anvisa.

publicidade

Quem também está de olho na vacina do laboratório Bharat Biotech são as clínicas particulares brasileiras. Esses estabelecimentos já negociam a importação de unidades do imunizante para vendê-las no Brasil – se essa venda for liberada, inicialmente será destinada a grupos prioritários, conforme lista estabelecida pelo PNI.

Enquanto isso, o Brasil registrou até terça-feira (9) 11.122.429 infectados pela doença no país. Nas últimas 24 horas, foram registrados 70.764 novos casos e 1.972 mortes por Covid-19, de acordo com dados do ministério da Saúde. Até o momento, 8.654.186 pessoas receberam a primeira dose de vacinas contra a doença e 2.937.938 a segunda no país. Em todo o mundo, 312 milhões de doses de imunizantes contra Covid-19 já foram aplicadas.

Via: Veja