Um relatório da companhia inglesa de análise de redes móveis OpenSignal aponta que as velocidades de conexão das redes móveis variam de acordo com a plataforma escolhida pelo usuário final. A pesquisa comparou o desempenho da linha iPhone 12 com uma seleção de 25 celulares Android compatíveis com as redes móveis 5G. O resultado revela que os mais rápidos foram os modelos da sul-coreana Samsung. O que chamou a atenção foi a velocidade média dos celulares da Apple: os modelos mais recentes da empresa de Cupertino ficaram em último lugar.

Já oGalaxy S21 5G, carro-chefe da fabricante para 2021, ficou no topo da tabela, com velocidade média de download de 56 Mbps. Os números da pesquisa também indicam que a marca responde por 60%, ou seja, mais da metade dos 25 telefones da lista com o melhor desempenho nas redes 5G.

Oito celulares da Samsung ocupam as dez primeiras posições do ranking. Imagem: OpenSignal/Reprodução

Nas segunda e terceira posições, ficaram o Revvl 5G da marca chinesa TCL e o OnePlus 8T+, respectivamente. Os modelos registraram média de download de 49,8 Mbps e 49,3 Mbps, respectivamente. Considerando os aparelhos com Android, o LG Velvet 5G ficou na lanterna, com velocidade média de 37,8 Mbps.

iPhone 12 ficou abaixo da média

Linha iPhone 12 ficou atrás do LG Velvet 5G, o último colocado do ranking de celulares Android. Imagem: OpenSignal/Reprodução

A velocidade média da linha iPhone 12 no 5G desapontou, já que os primeiros smartphones da Maçã compatíveis com a tecnologia ficaram atrás de vários rivais. As velocidades médias de download do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, os modelos mais caros da série, são de 36,9 Mbps e 36,2 Mbps, respectivamente. Já os modelos iPhone 12 e 12 mini alcançaram apenas 29,6 Mbps e 32,9 Mbps. O que não foi suficiente para os modelos chegarem ao menos nos 25 primeiros colocados da lista.

publicidade

Vale destacar que todos os modelos do iPhone 12, assim como vários aparelhos Android, também utilizam o modem 5G desenvolvido pela Qualcomm. Sendo assim, o resultado negativo surpreende. Por fim, a boa notícia é que o relatório revela que quando o 5G chegar ao iPad, a tecnologia deve trazer mudanças positivas para os usuários, considerando que a velocidade média de download atual do iPhone 12 Pro ainda é 36% mais rápida do que a alcançada pelo iPad Pro mais recente, compatível apenas com redes 4G.

Fonte: OpenSignal