Um foguete russo Soyuz com uma tripulação conjunta dos Estados Unidos e da Rússia será lançado para a Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada desta sexta-feira (9). Como cortesia, a Nasa TV transmitirá ao vivo a decolagem, que está marcada para às 3h42 (no horário de Brasília) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. 

O foguete Soyuz transporta a espaçonave Soyuz MS-18 para a Roscosmos, a agência espacial da Rússia. A bordo da missão estarão cosmonautas Oleg Novitskiy (comandante da missão), Pyotr Dubrov (engenheiro de voo) e o astronauta da Nasa Mark Vande Hei. 

publicidade

Leia também: 

A expectativa é que a espaçonave leve menos de quatro horas para alcançar a ISS, com previsão de atração para às 7h07 (horário de Brasília). A transmissão ao vivo da ancoragem será iniciada às 6h15 e também será transmitida ao vivo pela Nasa. 

publicidade

A missão:

O objetivo da missão será o encaixe do módulo Rassvet da ISS, que tem a função de armazenamento de carga e acoplagem com a Estação Espacial Internacional das cápsulas Soyuz, das naves de carga Progress. 

O início da cobertura na Nasa TV se dará às 2h45. Este será o segundo voo do astronauta Mark Vande Hei, o terceiro do comandante Oleg Novitskiy e o primeiro do engenheiro de voo Pyotr Dubrov. O lanlamento ocorre às vésperas do aniversário de 60 anos da primeira viagem tripulada para fora do planeta, quando o cosmonauta Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem no espaço. 

publicidade

Confira o lançamento do foguete Soyuz: 

O trio se juntará à tripulação da Expedition 64, que incluiu o comandante o comandante Sergey Ryzhikov e os engenheiros de voo Sergey Kud-Sverchkov, da Roscosmos, e Kate Rubins, da Nasa, que chegou à ISS em outubro de 2020. 

publicidade

Assim como a tripulação da SpaceX Crew Dragon Resilience, os astronautas da Nasa Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, bem como o astronauta Soichi Noguchi da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), que estão em órbita desde novembro. 

Com informações do Space.com 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!