A Internet of Secure Things Alliance (ioXt) anunciou um programa de certificação de segurança para apps em dispositivos móveis. O programa define uma série de requisitos de segurança e privacidade, com critérios mínimos de aceitação, contra os quais os desenvolvedores poderão certificar seus aplicativos.

A ioXt gerencia um programa de conformidade de segurança para dispositivos da “internet das coisas“, incluindo iluminação inteligente, alto-falantes conectados e webcams. Mas como a maioria destes aparelhos é gerenciada através de aplicativos, a organização ampliou sua atuação para cobrir também apps para dispositivos móveis.

publicidade

O perfil de aplicativo móvel do ioXt fornece um conjunto mínimo de melhores práticas comerciais para todos os aplicativos conectados à nuvem em execução em dispositivos móveis. Essa linha de base de segurança ajuda a mitigar ameaças comuns e reduz a probabilidade de vulnerabilidades significativas.

Leia mais:

publicidade

O perfil também fornece uma estrutura para avaliar requisitos específicos da categoria à qual o pertence. Por exemplo, um aplicativo IoT só precisa ser certificado no perfil de aplicativo móvel, enquanto um aplicativo de VPN deve estar em conformidade com o perfil de aplicativo móvel, mais a extensão VPN.

“A certificação permite que os desenvolvedores demonstrem a segurança do produto e estamos entusiasmados com a oportunidade desse padrão impulsionar a indústria. Observamos que os desenvolvedores de aplicativos foram muito rápidos para resolver quaisquer problemas identificados durante as avaliações da caixa preta em relação a esse novo padrão, muitas vezes com reviravoltas em questão de dias”, disse o Google, que é parte da ioXt.

publicidade
Desenvolvedores poderão auditar seus aplicativos antes do lançamento, evitando falhas comuns de segurança.
Desenvolvedores poderão auditar seus aplicativos antes do lançamento, evitando falhas comuns de segurança. Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock

“Esperamos ver a adoção do padrão crescer com o tempo e que os desenvolvedores de aplicativos que já estão investindo nas melhores práticas de segurança possam destacar seus esforços”, afirmou a empresa.

Entre os primeiros aplicativos certificados estão os da Comcast, ExpressVPN, GreenMAX, Hubspace, McAfee Innovations, NordVPN, OpenVPN for Android, Private Internet Access, VPN Private e Google One, incluindo o VPN by Google One.

publicidade

Interessados em aprender mais sobre a ioXt Alliance e como certificar um aplicativo devem visitar o site da ioXT e conferir as diretrizes do Android para a criação de aplicativos seguros.

Fonte: Google