EnglishPortugueseSpanish

Nesta terça-feira (20), durante o ‘Spring Loaded’, primeiro evento oficial da Apple em 2021, a empresa de Cupertino apresentou algumas mudanças que devem ser adotadas pelos desenvolvedores de suas plataformas, bem como um requisito importante relacionado ao iOS 14.5, próxima versão do sistema móvel da Maçã.

A chegada do iOS 14.5 vai marcar a exigência para que todos os desenvolvedores sigam as novas regras de transparência de rastreamento, na qual os aplicativos deverão obter permissão expressa do usuário antes de rastreá-los.

publicidade

Segundo a empresa de Tim Cook, a mudança começa a valer na próxima segunda-feira (26): “Com o lançamento público do iOS 14.5, iPadOS 14.5 e tvOS 14.5, todos os aplicativos deverão usar a estrutura App Tracking Transparency, solicitando a permissão do usuário para rastreá-los. (…) Esses requisitos se aplicam a todos os aplicativos a partir de 26 de abril de 2021.”

Outra novidade é que a partir da mesma data novos aplicativos (seja para iPhone, iPad ou Apple Watch) deverão ser obrigatoriamente desenvolvidos no Xcode 12 ou na versão iOS 14 do kit de desenvolvimento da Apple antes de serem enviados à App Store.

Novas regras e lançamento do iOS 14.5

Apple iPhone Facebook
Aplicativo do Facebook para iPhone solicita permissão do usuário para rastrear suas atividades. Imagem: Alexander Kirch/Shutterstock

Ao enviar um novo aplicativo para análise, a Apple também ressalta que qualquer forma de rastreamento, seja simplesmente por nome ou endereço de e-mail, deve ser declarada na seção “App Store‌ Privacy Information”.

Por fim, os desenvolvedores vão precisar incluir uma ‘string’, sequência de caracteres geralmente utilizada para representar palavras, no prompt do sistema, explicando por qual motivo desejam rastrear as atividades dos usuários.

Leia mais:

O prazo para a vigência das mudanças, indica que o iOS 14.5 será lançado na próxima segunda-feira (26), já que a Apple, inclusive, liberou a versão ‘release candidate’ do sistema, estágio onde o software está praticamente pronto.

Vale lembrar que a empresa também lançou versões ‘release candidate’ do iPadOS 14.5, macOS Big Sur 11.3, tvOS 14.5 e watchOS 7.4, indicando que todos também devem ser liberados gradualmente ao público no decorrer da próxima semana.

Fonte: MacRumors