A Microsoft está trabalhando em uma nova versão do Microsoft Office para Mac, e lançou nesta sexta-feira (23) a primeira prévia do software, chamada “Office 2021 for Mac (Preview)”.

Ao contrário do Office 365, que requer uma assinatura mensal ou anual, o Office 2021 será um produto com “licença perpétua“, ou seja, uma vez adquirido não precisará de uma assinatura ativa ou conexão à nuvem.

publicidade

O Office 2021 para Mac rodará tanto em Macs com processadores Intel quanto nas novas máquinas com o processador M1 da Apple, e exige ao menos 4 GB de RAM e 10 GB de espaço no disco rígido. Os sistemas operacionais suportados são o macOS Big Sur (11), macOS Catalina (10.15) e macOS Mojave (10.14).

Leia mais:

Entre os novos recursos disponíveis nesta versão do Office 2021 para Mac estão o “Line Focus”, que remove distrações e permite que os usuários naveguem um documento linha a linha, o XLOOKUP, que permite encontrar por linha itens em uma tabela ou faixa de dados, suporte a arrays dinâmicos em planilhas do Excel e a capacidade de gravar um slideshow com narração usando o PowerPoint.

Segundo a Microsoft, novos recursos serão adicionados mensalmente durante o desenvolvimento do software, mas ele será “congelado” após o lançamento da versão final, recebendo apenas atualizações de segurança ou correções de bugs.

Esta prévia do Office 2021 funcionará até o dia 17 de janeiro de 2022. A Microsoft informa que após esta data, o software entra em “modo de funcionalidade reduzida”. Você poderá ler e imprimir documentos já criados, mas não será capaz de editá-los ou criar novos documentos.

Reprodução
O mac OS “Big Sur” é uma das três versões do sistema operacional da Apple suportadas pelo Office 2021 para Mac, junto com o Catalina e Mojave. Imagem: Apple

Da mesma forma, no Outlook você será capaz de ler mensagens que já baixou de seu servidor de e-mail, mas não poderá se conectar ao servidor para receber ou enviar novas mensagens. Estas limitações, obviamente, desaparecem se o usuário adquirir uma licença para a versão final do Office 2021 para Mac.

A Microsoft também está desenvolvendo uma versão do Office 2021 para Windows. Entretanto, não há planos de lançar uma prévia desta versão.

Interessados em testar a prévia do Office 2021 para Mac podem baixar gratuitamente um instalador no site da Microsoft. Também é necessário baixar um utilitário chamado VL Serializer, que irá gerar uma chave de licença do software específica para uso durante o período de testes

Fonte: The Verge