O Google lançou na última quarta-feira (21) a terceira “prévia para desenvolvedores” (Developer Preview 3, ou DP3) do Android 12. E assim como a versão anterior, a DP3 tem principalmente pequenas mudanças na interface, com apenas um ou outro recurso que pode realmente impactar a forma como você usa seu smartphone no dia a dia. 

Antes de apresentar as novidades, vale reforçar: o Android 12 DP3 ainda é uma prévia do sistema. Isso significa que você irá encontrar comportamentos estranhos, recursos inacabados e possível instabilidade, que não o tornam adequado para o uso no dia-a-dia.

Esta versão foi criada para que desenvolvedores possam conhecer as novidades no sistema e preparar seus aplicativos antes do lançamento ao público, que deve acontecer em setembro.

O sistema só deve ficar mais estável com o lançamento da primeira versão beta, programado para maio. Até lá, a não ser que você seja um desenvolvedor, recomendamos esperar. O Android 12 DP3 está disponível para os seguintes smartphones:

publicidade

Leia mais:

O que há de novo no Android 12 DP3

Interface para “uma mão” no app Configurar: este recurso já estava presente na primeira prévia, a DP1, mas estava desabilitado por padrão. Ele é basicamente uma reorganização da interface, que torna mais fácil acessar os diversos aspectos da configuração de seu smartphone com uma mão só. O layout lembra a OneUI, interface usada nos aparelhos da Samsung.

App Configurar foi reorganizado, e ficou mais fácil acessar os itens com uma mão só. Imagem: XDA-Developers
App Configurar foi reorganizado, e ficou mais fácil acessar os itens com uma mão só. Imagem: XDA-Developers

Splash screens em todos os apps: ao abrir um app o Android agora exibe automaticamente uma “splash screen”, imagem em tela cheia com o ícone e nome do app, antes de mostrar a interface dele. Desenvolvedores podem personalizar esta tela mudando a cor de fundo, usando um ícone ou animação personalizados e até definindo por quanto tempo a imagem ficará visível.

Cantos mais arredondados: todos os elementos da interface onde havia cantos arredondados foram atualizados, aumentando o raio da curva.

Amostra dos cantos mais arredondados na interface do Android 12 DP3. Imagem: XDA-Developers
Amostra dos cantos mais arredondados na interface do Android 12 DP3. Imagem: XDA-Developers

Busca por widgets: finalmente! Se você tem centenas de apps em seu smartphone, provavelmente também tem centenas de widgets. Nesse caso, encontrar o widget certo para adicionar à tela inicial não é fácil.

Mas agora basta usar a barra no topo da tela de seleção para encontrar o widget que procura. Em smartphones Google Pixel ou com o Pixel Launcher, a mesma tela até recomenda alguns widgets, destacados no topo da lista.

Busca por widgets no Android 12. Imagem: XDA-Developers
Busca por widgets no Android 12. Imagem: XDA-Developers

Barra de progresso na estimativa de bateria: O grande ícone de uma bateria que aparecia em Configurar / Bateria foi substituído por uma barra de progresso, com indicação da porcentagem de carga acima dela.

Editor de screenshots agora permite alterar fontes: o editor de screenshots (Markup ou “Marcação” em português) já tinha uma função para adicionar texto as imagens. Mas agora é possível escolher qual fonte usar entre várias amostras na tela.

No Android 12 DP3, o editor de screenshots (Markup) tem um seletor de fontes (à direita). Imagem: XDA-Developers
No Android 12 DP3, o editor de screenshots (Markup) tem um seletor de fontes (à direita). Imagem: XDA-Developers

Widget de conversação: no primeiro preview (DP1) havia um widget de conversação oculto. A ideia é agrupar todas as conversas que você tem em andamento em um só local de fácil acesso. Alguns desenvolvedores que instalaram a DP3 informam que o widget começou a aparecer para eles, embora ainda esteja bastante inacabado.

Melhor controle no acesso a notificações: o Android tem um poderoso recurso chamado Notification Listener, que permite que um app intercepte e reaja às notificações exibidas em um aparelho. É assim, por exemplo, que o WhatsApp ou o Uber completam automaticamente o código de verificação enviado via SMS quando você vai configurar uma nova conta.

Agora o usuário pode definir, nas configurações de cada app, se as notificações produzidas por ele poderão ou não ser acessadas pelos Notification Listeners. E se você habilitar o acesso, poderá escolher quais notificações poderão ser interceptadas.

Fonte: XDA Developers