O Telegram anunciou nesta segunda-feira (26) uma série de atualizações nas funções do aplicativo de mensagens. Além das novidades na parte de pagamentos, chats por voz e versões web, o app ainda fez mudanças no zoom de mídias e aprimorou o player de vídeos.

A mudança nos pagamentos é a principal de todas. O Telegram permite que os usuários realizem pagamentos dentro do app desde 2017. Agora, comerciantes podem aceitar cartões de crédito dentro dos chats. De acordo com o mensageiro, há suporte para oito provedores de pagamento integrados de terceiros.

publicidade

Leia mais:

“Os compradores podem deixar uma gorjeta quando fizerem uma compra para mostrar um carinho extra para os artistas, lojas ou entregadores favoritos”, diz o anúncio do Telegram. A função pode ser utilizada tanto nos smartphones como nas versões web, e ao app não cobra comissão.

publicidade

O Telegram garante ainda que não guarda dados sobre os pagamentos efetuados. “As informações dos cartões de crédito são enviadas diretamente para o provedor de pagamentos e o endereço de entrega é compartilhado com o vendedor para que ele possa enviar o seu pedido”, segue o anúncio.

Comerciantes que usam a função não precisam de aprovações adicionais do aplicativo. Um canal de demonstração foi criado para mostrar aos usuários como funciona a atualização e há também um Manual de Pagamentos.

publicidade

Chats de voz

Os chats de voz também já existiam no Telegram, mas agora é possível agendar a reunião com outros usuários do app. Administradores de grupos e canais podem marcar o chat, avisando antecipadamente aos membros, sem pegar ninguém de surpresa ao começar imediatamente.

Uma contagem regressiva aparece quando o chat de voz é agendado. Imagem: Telegram/Reprodução

A contagem regressiva fica no topo do chat e os integrantes dos canais vão receber a notificação na hora em que o chat começar. O acesso muda do Android para o iOS. No primeiro, o usuário clica nos três pontinhos na parte superior da tela e depois em “Iniciar Chat de Voz”. Lá, há a opção de agendar a conversa. Já no iPhone, é só ir direto no botão “Chat de Voz”.

publicidade

Apesar de ter a contagem regressiva, é preciso que um administrador do grupo ou chat acione o botão “Iniciar Agora”. O Telegram permite, com a atualização, ver quem está na conversa sem precisar sair da janela do chat de voz.

Versões web

O Telegram conta com duas versões web, o “K” e o “Z”. A partir de agora, os usuários podem colocar o mensageiro na web em modo noturno, usar figurinhas animadas e pastas de chat.

Mídias

O app de mensagens também integrou duas novidades relacionadas ao compartilhamento de mídias. Agora, não é mais preciso mais abrir a foto ou vídeo para dar zoom. Basta usar o gesto de “pinça” diretamente na conversa.

Função de zoom com “pinça” é o mesmo para aproximar imagens em galerias do sistema. Imagem: Telegram/Reprodução

O player de vídeo também foi aprimorado, com o iOS recebendo botões de mais (+) e menos (-) para avançar ou retroceder 15 segundos. No Android, a função é a mesma, mas acontece ao tocar e segurar nas laterais da tela. Se tocar duas vezes, o vídeo volta ou pula 10 segundos.

As atualizações já estão disponíveis para usuários de iOS na App Store. Quem tem Android, porém, tem que baixar diretamente no site do Telegram. Isso porque o Google disse que está “atualmente passando por tempos de revisão mais longos do que o normal devido a horários de trabalho ajustados”.