Câncer, Alzheimer, Parkinson, diabetes, AIDS e Covid-19 são algumas das doenças que poderiam ser “curadas” com o consumo de uma determinada substância nos EUA. Essa promessa absurda foi o que levou o líder religioso Mark Grenon e seus três filhos para a prisão preventiva, há um ano. Os quatro são acusados de conspiração para cometer fraude, violação da Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos, e de não colaborar com investigações das autoridades.

Grenon, cofundador da igreja Genesis II de Saúde e Cura, na Florida, é responsável pela produção do Mireacle Mineral Solution (MMS) – Solução Mineral Milagrosa, em tradução livre. Agora, a quadrilha foi indiciada e, se condenados, os membros podem pegar prisão perpétua.

Composta por clorito de sódio e água destilada, a solução transforma-se em dióxido de cloro quando ingerido via oral. O dióxido de cloro é utilizado como tratamento de água industrial ou como alvejante para branqueamento de tecidos e papel. Segundo o farsante, a ingestão desse líquido serviria para prevenir, tratar e até mesmo curar a Covid-19. Todavia, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA), agência responsável pela administração de alimentos e medicamentos nos EUA, o consumo pode causar vômito, diarreia e até redução da pressão arterial a níveis muito perigosos.

Mark Grenon ingere MMS (dióxido de cloro misturado com água) para convencer adeptos da igreja Genesis II de Saúde e Cura. Créditos: Brighteon.com
Mark Grenon ingere MMS (dióxido de cloro misturado com água) para convencer adeptos da igreja Genesis II de Saúde e Cura. Créditos: Brighteon.com

Durante o cumprimento do mandado de prisão na casa de Jonathan, um dos filhos, os oficiais descobriram uma cabana no quintal onde a MMS era produzida. Dezenas de tambores químicos contendo quase cinco toneladas de clorito de sódio em pó, milhares de frascos de MMS e outros itens usados ​​na fabricação e distribuição de MMS foram apreendidos. A polícia também recuperou armas carregadas, incluindo uma espingarda de bombeamento escondida em um estojo de violino feito sob encomenda para disfarçar sua aparência.

publicidade
Mark Grenon (de azul, à esquerda) e seu filho Joseph após serem presos na Colômbia.
Créditos: BBC

Leia mais:

Milhares de garrafas vendidas em diversos países

De acordo com a acusação, os Grenons teriam vendido centenas de milhares de garrafas de MMS nos Estados Unidos. As investigações estimam que eles tenham mais de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões) com a venda da falsa cura milagrosa. De acordo com a promotoria colombiana, país onde dois deles foram capturados, eles também venderam a “poção” na Colômbia e, de lá, coordenaram a exportação do produto para países africanos.

No “Livro para recuperar a saúde com o MMS”, publicado em 2016 de maneira independente, Jim Humble, ex-sócio de Mark Grenon, assegura que a igreja contava, na época, com mais de 1,7 mil “ministros de saúde” treinados em mais de 120 países.

Em seu site, Humble afirma que se retirou da igreja em 2017, para se concentrar nas pesquisas para escrever livros sobre cura por meio do MMS.

Fontes: UOL / Departamento de Justiça dos EUA