O iOS 14.5 ficou disponível para os usuários de dispositivos da Apple na segunda-feira (26) e chamou a atenção pelo destaque para a privacidade. Mas, essa atualização não agradou muito ao Facebook, já que agora o sistema operacional faz com que todos os aplicativos que coletam dados do usuário peçam permissão.

Agora, uma notificação aparece na tela do celular solicitando o consentimento do usuário em sites e apps que rastreiam dados e atividades. O App Tracking Transparency (ATT) exige que esses aplicativos disparem a notificação pop-up dizendo que o software “gostaria de permissão para rastreá-lo em aplicativos e sites de propriedade de outras empresas”.

Leia mais:

Demonstração do App Tracing Transparency. Apps agora precisam pedir permissão ao usuário antes de rastrear sua atividade. Imagem: Apple
Com o App Tracing Transparency, apps precisam pedir permissão ao usuário antes de rastrear sua atividade. Imagem: Apple

A Apple afirma que a atualização visa dar controle às pessoas quanto à coleta de dados e privacidade. Mas, o Facebook reclama. Afinal, a rede social de Mark Zuckerberg é diretamente afetada, já que coleta dados para disparar anúncios personalizados, justamente o que corresponde a 97% do valores obtidos anualmente pela companhia.

publicidade

No mês de janeiro, Zuckerberg fez críticas à decisão já anunciada. “A Apple pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas as medidas claramente visam seus interesses competitivos”, afirmou o CEO do Facebook. Ele chegou ainda a dizer que o recurso tornaria a internet “mais cara”, pois vários apps dependem da publicidade para permanecerem gratuitos.

O CEO do Facebook ainda acusou a Apple de prejudicar negócios de empresas menores, que usam tanto a rede social principal como o Instagram, também pertencente a Zuckerberg, para divulgar serviços. As reclamações, porém, não surtiram efeito.

E com o iOS 14.5 já com o ATT, Mark Zuckerberg mudou de ideia. “A realidade é que estou confiante de que seremos capazes de administrar bem essa situação e estaremos em uma boa posição”, comentou, em uma sala do app Clubhouse.

Quem usa iPhone pode conferir o quais aplicativos solicitaram permissão para rastrear, para que possam alterar suas escolhas a qualquer momento. É só acessar as Configurações do telefone.

Via: Tilt