O avião gigante da Stratolaunch fez o segundo teste de voo no deserto californiano nesta quinta-feira (29). A aeronave de fuselagem dupla é a maior do mundo quando medida da ponta de uma asa até a ponta da outra, maior do que a largura de um campo de futebol.

No site oficial da Stratolaunch, é especificado que o avião “se estica por mais do que um campo de futebol americano, incluindo as end zones”. O retângulo do jogo é de 109 metros, semelhante ao campo de futebol normal, que pode ter entre 100 e 110 metros. O total da aeronave é de 385 pés, o equivalente a 117 metros de largura.

Confira a decolagem do avião:

Leia mais:

A aeronave da Stratolaunch aguenta levar até quase 590 toneladas e tem mais de 15 metros de altura. Tudo isso é suportado por seis motores de Boeings 747, viajando a mais de 1850 km/h a altitudes superiores a 35 mil pés.

publicidade

O voo desta quinta-feira, segundo do avião, aconteceu dois anos depois do primeiro teste aéreo do gigante. Ele saiu às 11h30 da manhã (horário de Brasília) da base Mojave Air & Space Port, centro de testes aeroespacial civil, e ficou no ar por três horas.

A demora entre os dois voos aconteceu por causa de uma troca de donos da companhia. O avião, chamado Roc, foi desenvolvido por Paul G. Allen, um dos cofundadores da Microsoft, e que morreu antes do primeiro teste.

De acordo com o site Techxplore, Allen desejava usar a aeronave para lançamentos espaciais, ao carregar foguetes com satélites no meio das asas e soltando em grandes altitudes. Já os novos donos da companhia planejam utilizá-lo como porta-aviões, principalmente para o lançamento de voos hipersônicos de pesquisa reutilizáveis.

O canal NASA Space Flight transmitiu ao vivo o segundo teste do avião durante quatro horas no YouTube.

Mais vídeos:

Via: Techxplore