A IBM anunciou nesta quinta-feira (6) um novo processo de fabricação de chips que, segundo a empresa, aumenta o desempenho do componente em 45% ou reduz o consumo de energia em 75%, em comparação com os métodos de produção atualmente usados

A empresa espera que a tecnologia chegue aos processadores em 2024 ou 2025, duas gerações além dos processos mais avançados atualmente usados ​​pela atual líder em manufatura, a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC).

publicidade

O processo de fabricação mais avançado atualmente é o de 5 nanômetros da TSMC, empresa taiwanesa que produz chips para a Apple, Samsung e outras empresas. Grande parte da indústria ainda usa processos de 7 nm ou anteriores. A próxima geração usará um processo de 3 nm. A IBM rotula seu novo processo como 2 nm.

Leia mais:

publicidade

O novo processo usa duas estruturas. As primeiras são nanofolhas, fios finos e planos que transportam corrente elétrica pelo transistor. O segundo é um novo design para o gate (portão), elemento que controla o fluxo de corrente para o transistor.

A IBM usa a tecnologia gate-all-around que envolve completamente cada nanofolha com o material do gate para evitar que a corrente elétrica vaze. Controlando os vazamentos, o consumo de energia do chip é reduzido.

publicidade

“Temos o transistor para fazer isso acontecer e estamos vendo as melhorias de desempenho”, disse Dario Gil, chefe da IBM Research, que licencia sua tecnologia de chip para os fabricantes usarem. “Toda a indústria vai usar essa tecnologia de transistor.”

A empresa mostrou na quinta-feira wafers de silício cravejados com chips retangulares produzidos usando a nova abordagem. A produção de unidades de teste está sendo feita na instalação de pesquisa de semicondutores da IBM Research em Albany, Nova York.

publicidade
Wafer de silício com dezenas de chips produzidos com o novo processo de 2 nm usando “nanofolhas”. Imagem: IBM Research

O que não está claro é como a tecnologia chegará ao mercado, uma vez que a IBM não fabrica mais seus próprios processadores. No entanto, a empresa tem parcerias com grandes fabricantes de chips.

A Samsung produz processadores para servidores IBM, e uma aliança de pesquisa com a IBM faz parte do plano do novo CEO da Intel, Pat Gelsinger, para reverter os anos de problemas de sua empresa.

“Os três maiores fabricantes de chips do mundo – Intel, TSMC e Samsung – têm seus próprios programas de pesquisa e provavelmente já estão trabalhando na tecnologia de gate-all-around”, disse David Kanter, analista principal da Real World Insights, à CNet. “Cada participante importante [no mercado] claramente tem planos para isso.”

Transistores produzidos com o novo processo da IBM. Cada um tem três "nanofolhas" empilhadas sobre ele, e todo o conjunto é envolto pelo material do gate.
Transistores produzidos com o novo processo da IBM. Cada um tem três “nanofolhas” empilhadas sobre ele, e todo o conjunto é envolto pelo material do gate. Imagem: IBM Research

A Samsung mostrou sua tecnologia em uma conferência em fevereiro, e a Intel, como a IBM, está trabalhando para empilhar várias camadas de nanofolhas em cada transistor. Outro desafio para a IBM será provar que sua tecnologia funciona fora de um laboratório, na produção em grande volume, onde custos e consistência são cruciais.

“Para a manufatura de semicondutores, simplesmente fazer P&D e provar uma abordagem é um pouco diferente de mostrar que ela pode escalar”, disse Kanter.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!