SpaceX lança mais 60 satélites Starlink e bate recorde com Falcon 9

Por Layse Ventura, editado por Rafael Rigues 09/05/2021 17h00, atualizada em 10/05/2021 09h43
Falcon 9 em seu décimo voo
Falcon 9 em seu décimo voo | Crédito: Reprodução / YouTube
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Elon Musk vive um fim de semana memorável. Após ser apresentador do SNL na noite de sábado (8), viu sua empresa SpaceX atingir mais um marco na madrugada de domingo: o décimo voo (e pouso) de seu foguete reutilizável Falcon 9.

“Primeira vez que um foguete Falcon alcançará um voo com dois dígitos”, tuitou Elon Musk no sábado à noite:

Com isso, a empresa californiana mostra sinais de que não vai diminuir o ritmo. Enquanto em 2020 foram lançados 26 foguetes, neste ano já foram 14 lançamentos.

A espaçonave decolou a partir da base da Força Espacial dos Estados Unidos, no Cabo Canaveral, às 3h42 da madrugada (horário de Brasília). Aproximadamente 9 minutos depois da decolagem, o foguete retornou para o solo. O objetivo era colocar em órbita mais 60 satélites Starlink, totalizando mais de 1,6 mil – o que inclui alguns equipamentos que já não estão mais funcionando.

Estamos mais próximos de ter oficialmente a internet de banda larga comercializada por Musk. Atualmente, há 1.620 satélites Starlink em órbita, próximo da meta de 1.680 estabelecida pela SpaceX. Por isso, é provável haja a oferta comercial do serviço de internet ainda neste ano.

Atualmente, ele está em fase de teste com usuários ao redor do mundo e sendo ofertado em pré-venda mediante um depósito de US$99 pelo site. De acordo com a empresa, mais de 500 mil usuários se inscreveram.

Leia também:

É o segundo lançamento bem-sucedido que a SpaceX fez em uma semana. 11 dos 14 voos dos Falcon 9 neste ano foram para carregar satélites para a Starlink.

O foguete usado neste domingo, chamado de B1051, fez sua estreia em 2019, quando lançou uma cápsula não tripulada Crew Dragon na missão Demo-1 como parte de voos de teste para o programa de tripulação comercial da Nasa.

Recentemente, a SpaceX celebrou o lançamento de sua terceira missão tripulada em menos de um ano, a Crew-2, enquanto comemorava também a volta dos tripulantes da missão Crew-1 da Estação Espacial Internacional.

Via Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital