Elon Musk vive um fim de semana memorável. Após ser apresentador do SNL na noite de sábado (8), viu sua empresa SpaceX atingir mais um marco na madrugada de domingo: o décimo voo (e pouso) de seu foguete reutilizável Falcon 9.

“Primeira vez que um foguete Falcon alcançará um voo com dois dígitos”, tuitou Elon Musk no sábado à noite:

publicidade

Com isso, a empresa californiana mostra sinais de que não vai diminuir o ritmo. Enquanto em 2020 foram lançados 26 foguetes, neste ano já foram 14 lançamentos.

A espaçonave decolou a partir da base da Força Espacial dos Estados Unidos, no Cabo Canaveral, às 3h42 da madrugada (horário de Brasília). Aproximadamente 9 minutos depois da decolagem, o foguete retornou para o solo. O objetivo era colocar em órbita mais 60 satélites Starlink, totalizando mais de 1,6 mil – o que inclui alguns equipamentos que já não estão mais funcionando.

publicidade

Estamos mais próximos de ter oficialmente a internet de banda larga comercializada por Musk. Atualmente, há 1.620 satélites Starlink em órbita, próximo da meta de 1.680 estabelecida pela SpaceX. Por isso, é provável haja a oferta comercial do serviço de internet ainda neste ano.

Atualmente, ele está em fase de teste com usuários ao redor do mundo e sendo ofertado em pré-venda mediante um depósito de US$99 pelo site. De acordo com a empresa, mais de 500 mil usuários se inscreveram.

publicidade

Leia também:

É o segundo lançamento bem-sucedido que a SpaceX fez em uma semana. 11 dos 14 voos dos Falcon 9 neste ano foram para carregar satélites para a Starlink.

publicidade

O foguete usado neste domingo, chamado de B1051, fez sua estreia em 2019, quando lançou uma cápsula não tripulada Crew Dragon na missão Demo-1 como parte de voos de teste para o programa de tripulação comercial da Nasa.

Recentemente, a SpaceX celebrou o lançamento de sua terceira missão tripulada em menos de um ano, a Crew-2, enquanto comemorava também a volta dos tripulantes da missão Crew-1 da Estação Espacial Internacional.

Via Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!