A desenvolvedora de jogos Elite Systems, responsável por jogos clássicos para consoles como o Commodore 64, Acorn Electron e Atari 8-bit, desenvolveu um novo produto que não parece muito com seus demais produtos. Trata-se da Paperboy, uma bicicleta elétrica que é mais barata que suas concorrentes. 

A nova bicicleta homenageia um jogo clássico da empresa, lançado em 1984 para o Atari. O design é simples e não se parece muito com uma e-bike, mas sim com uma bicicleta convencional e foi concebida com base nas bicicletas usadas por entregadores de jornais (por isso o nome) dos Estados Unidos no século passado. 

publicidade

“Uma bicicleta é meu método preferido de locomoção. Em uma semana normal, eu ando de 100 a 130 quilômetros”, disse um dos designers da Elite Systems, Steve Wilcox, ao Electrek. “Durante o primeiro lockdown no Reino Unido, na primavera passada, tive muitos comentários favoráveis na imprensa sobre uma e-bike de 3ª geração de uma marca europeia emergente”, continuou.

“A e-Bike era estilosa, mas parecia pesada. As engrenagens do desviador foram substituídas por uma engrenagem do cubo traseiro”, prosseguiu o designer. “Sua corrente foi substituída por um cinto. Parecia que as mudanças eram soluções para problemas inexistentes. A bicicleta custava alguns milhares de dólares, mas eu não fiquei impressionado. Então, comecei a procurar alternativas”. 

publicidade

Design furtivo

Alguns dos principais componentes da e-bike estão escondidos. Crédito: Elite Systems/Divulgação

Com isso em mente, a empresa começou a desenvolver um conceito que tinha como principal filosofia o minimalismo. E isso em todos os aspectos, desde as especificações técnicas, até seu preço. Para começar, a bateria da Samsung de 375 Wh está escondida dentro do quadro, o que reforça a aparência de uma bicicleta analógica. 

Além da bateria, o motor também está escondido, este na roda traseira, e um visor LCD com um carregador USB, que fica entre as barras. Como não possui acelerador, a Paperboy é considerada uma “e-bike Classe 1”, de acordo com as diretrizes adotadas nos Estados Unidos. Por lá, existem cinco níveis, sendo o zero uma bicicleta convencional e o cinco uma motocicleta elétrica. 

publicidade

Além dos Estados Unidos, a nova bicicleta também será vendida no Reino Unido, mas com especificações técnicas diferentes para se adequar à legislação do país europeu. Enquanto no mercado americano o modelo terá 500w de potência, enquanto os britânicos terão à disposição um modelo de potência limitada a 250w. 

Com isso, enquanto o modelo americano alcança até 32km/h, o britânico chega a no máximo 25km/h. A transmissão de marchas tem como base o manete Shimano Tourney com 21 marchas, o que é raro no segmento de bicicletas elétricas que, em geral, tem entre 6 e 7 marchas. 

publicidade

Mais barata, porém…

Por ser mais barata e mais leve, a Paperboy vem sem alguns acessórios comuns em e-bikes. Crédito: Elite Systems/Divulgação

O preço sugerido pela Elite Systems é de US$ 999 (R$ 5,21 mil sem impostos), o que está muito abaixo das concorrentes. No entanto, para isso os designers precisaram abrir mão de uma série de itens, como para-lamas, e luz traseira. Os freios são de trava mecânica ao invés de hidráulica e a bateria é um pouco menor que a das concorrentes. 

No entanto, a Paperboy compensa a bateria menor sendo mais leve, já que pesa apenas 18kh, além disso, a bateria é um pouco maior que o normal para as bicicletas Classe 1. Com isso, o modelo oferece um alcance de 80km a depender da força empregada pelo usuário na pedalada. 

As vendas da Peperboy estão sendo feitas por meio de financiamento coletivo no site Indiegogo, porém, os entusiastas brasileiros precisarão esperar, já que, até o momento, o envio será feito apenas para os Estados Unidos e Reino Unido. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!