Durante o Google I/O 2021, seu evento anual para desenvolvedores, o Google anunciou a criação de um novo sistema de inteligência artificial chamado LaMDA que tornará possível ter conversas mais naturais com os computadores.

O nome significa Language Model for Dialogue Applications (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo). Trata-se de um sistema de “Domínio Aberto”, ou seja, não restrito a uma área específica de conhecimento.

publicidade
Exemplo de conversa usando o LaMDA. Imagem: Google
Exemplo de conversa usando o LaMDA. Imagem: Google

Ele faz uso de informações já conhecidas sobre um assunto para “enriquecer” a conversa de forma natural, mantendo-a sempre “aberta”. Além disso, o processamento de linguagem natural é capaz de compreender sentidos ocultos ou ambiguidade em uma resposta humana.

O Google demonstrou o LaMDA em ação em dois cenários. Em um deles, a IA fingiu ser o planeta-anão Plutão, respondendo a perguntas de uma pessoa curiosa sobre como seria uma visita. Em outra, fingiu ser um avião de papel e respondeu sobre quais foram as melhores e piores experiências em sua “vida”.

Leia mais:

O CEO do Google, Sundar Pichai, fez questão de frisar que o LaMDA ainda está em desenvolvimento, e pode dar respostas inadequadas ou sem sentido durante uma conversa. Ainda assim, enfatiza o potencial da tecnologia, que segundo ele “tem o potencial para tornar a computação radicalmente mais acessível e fácil de usar”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!