O Google anunciou nesta terça-feira (18), durante o evento para desenvolvedores Google I/O 2021, mais detalhes sobre a próxima versão de seu sistema operacional para smartphones, o Android 12.

A mais visível ao usuário será a nova interface, baseada em uma nova versão da linguagem de design “Material”, usada desde o Android 5, chamada “Material U”.

Um exemplo da interface do Android 12. Imagem: Google

Esta nova versão enfatiza elementos com cantos mais arredondados e “brinca” mais com as cores, que também são mais suaves. Uma novidade é chamada “Color Extraction”, que analisa seu papel de parede e modifica as cores da interface de acordo com as cores dominantes na imagem, criando um “tema” personalizado.

O design também faz uso de jogo de luz. Ao pressionar o botão liga/desliga para desbloquear o aparelho, por exemplo, a tela se “ilumina” de forma orgânica da direita para a esquerda, como um facho de uma lanterna se movimentando.

publicidade

Leia mais:

A nova interface do Android chegará com o Android 12 no final deste ano, mas quem tem um smartphone Pixel e de outros 11 fabricantes poderá experimentar o sistema a partir de hoje, com o lançamento da primeira versão beta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!