Parceria entre Stellantis e Foxconn promete carros mais conectados

Por Breno Pessoa, editado por André Lucena 19/05/2021 07h12, atualizada em 19/05/2021 23h49
Usuários observam painel inteligente de carro.
União entre montadora e fabricante de componentes eletrônicos promete incrementar interação entre motoristas e veículos. Crédito: Mobile Driver/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Stellantis, conglomerado formado por Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën e outras marcas, anunciou a criação de uma empresa em parceria com a Foxconn, maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo. A nova companhia, chamada Mobile Drive, promete acelerar o desenvolvimento de interfaces mais arrojadas para veículos, com foco em conectividade. A joint venture funcionará na Holanda.

Leia mais:

A união da montadora com a gigante taiwanesa, mais conhecida do grande público pela fabricação do iPhone, busca integrar as especialidades das duas companhias. De um lado, a experiência na engenharia de veículos; do outro, a expertise no desenvolvimento de software e hardware de smartphones e outros dispositivos eletrônicos.

Desenvolvimento de plataformas de informação e entretenimento, serviços em nuvem com aplicativos baseados em inteligência artificial e comunicação 5G são algumas das prioridades da nova companhia. Outra das promessas é o desenvolvimento de novos cockpits inteligentes. Nesse aspecto, a participação da Foxconn tem relação sobretudo com o conhecimento acumulado em experiência do usuário e desenvolvimento de software em ecossistemas móveis.

Apesar de sua origem, a Mobile Drive não desenvolverá soluções apenas para veículos da Stellantis, mas também para as demais montadoras interessadas.

“Hoje, há algo que importa tanto quanto um lindo design ou tecnologia inovadora, que é a forma que os recursos dentro dos veículos melhora as vidas dos clientes”, avalia o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. Ele considera a iniciativa como estratégica para o segmento e diz que a Mobile Drive “permitirá o rápido desenvolvimento de recursos e serviços de conectividade que marcam a próxima grande evolução do nosso setor”.

O presidente da Foxconn, Young Liu, prevê que os veículos do futuro terão a presença de software cada vez mais evidente. “Os clientes de hoje e no futuro demandam e esperam soluções cada vez mais criativas para conectar os motoristas e passageiros com o veículo por completo”, diz.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Breno Pessoa
Redator(a)

Breno Pessoa é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco e acumula mais de 15 anos de experiência. Já cobriu cinema, literatura, tecnologia etc. Hoje, escreve no Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.