Com pouco mais de um ano em atividade, o Clubhouse, rede social que une o formato de podcast com salas de conversa de áudio, tem chamado a atenção dos internautas. Não à toa, o CEO da empresa, Paul Davison, estimou que dez milhões de usuários estavam ativos na plataforma no mês de março.

E esse número tende a aumentar cada vez mais. Isso porque o Clubhouse, que ainda está em fase beta, decidiu expandir o alcance de seu app e passou a ser disponibilizado também para dispositivos Android — o aplicativo foi liberado para o sistema operacional no Brasil na última terça-feira (18).

publicidade

Mas por ser relativamente novo no mercado e, de certa forma, restrito (usuários precisam de convites para ingressar na plataforma), diversas dúvidas envolvendo o uso do app podem surgir.

O Olhar Digital já fez tutoriais de como baixar e acessar o Clubhouse ou como enviar convites para os seus amigos, mas para quem ainda ficou com dúvidas sobre o funcionamento do app, basta acompanhar o tira-dúvidas abaixo.

O que é o Clubhouse?

Clubhouse na App Store
Lançado em abril de 2020, Clubhouse tem ganhado milhões de usuários em 2021. Foto: Boumen Japet/Shutterstock

Segundo a própria descrição da empresa, o Clubhouse é um ambiente casual para bate-papo em áudio.

A rede social conta com diversas salas de áudio, que comportam até cinco mil participantes, sobre os mais variados temas. As premissas do app baseiam-se em promover debates, contar histórias, conhecer pessoas novas e aprender mais sobre os assuntos.

Cada sala é divida em “speakers” (que possuem permissão para falar), “listeners” (ouvintes) e “moderators” (que definem os speakers ou excluem usuários da sala, por exemplo). No entanto, existe a possibilidade de um ouvinte pedir a palavra e, caso o pedido for atendido, ele poderá abrir o microfone e entrar na conversa.

Como o foco é o áudio, não há chat ou formas de compartilhamento de imagens na sala. É falar e ouvir.

Como ingressar em uma nova sala?

Logo ao abrir o app, o Clubhouse exibe as salas ativas em sua página inicial, baseadas nos temas escolhidos nas configurações iniciais do app.

Basta clicar em qualquer uma das salas ativas para automaticamente entrar no grupo de conversa.

Entrando em uma sala no Clubhouse

Entrei na sala. E agora?

A menos que tenha sido definido como um speaker pelo moderador da sala, você automaticamente entrará como listener. No menu de três pontos é possível encontrar opções para compartilhar o link da sala, encontrar um participante específico ou reportar um problema no áudio.

Recursos de uma sala de conversa

No ícone com o sinal de “+”, é possível convidar algum de seus contatos para ingressar na sala.

Convidando contatos para a sala no Clubhouse

Caso queira acrescentar algo no debate, toque no ícone de mão para pedir a palavra. No entanto, a solicitação dependerá da aprovação do moderador.

Recurso de levantar a mão

Vale frisar que é possível tocar nos ícones dos participantes para visualizar seus perfis. Também é possível navegar pelo app sem precisar sair da sala.

Acessando perfis de participantes da sala

Aliás, o botão “Leave quietly” permite que o usuário saia da sala de maneira discreta.

Saindo da sala de conversa no Clubhouse

Leia mais:

Como faço para encontrar novas pessoas e grupos?

Caso queira expandir os seus contatos e buscar por novas salas no Clubhouse, basta tocar no ícone de lupa localizado no canto superior esquerdo da tela inicial do app.

Ícone de lupa do Clubhouse

Feito isso, pode-se buscar por usuários ou mesmo procurar temas de interesse para ampliar o escopo e encontrar novas salas de conversa.

Procurando perfis e clubes

Marcar eventos

Ao tocar no ícone de calendário exibido na página inicial do app o usuário consegue visualizar os próximos eventos.

Recurso para agendar eventos no Clubhouse

Caso queira receber uma notificação quando a sala de conversa for aberta, basta tocar no ícone de sino e seguir o grupo.

Agendando um evento

Como criar uma sala?

Caso queira criar sua própria sala de conversa no Clubhouse, basta tocar na opção verde “+ Start a room”.

Criando uma nova sala no Clubhouse

Será possível escolher entre “Open” (aberta para todos), “Social” (aberta apenas para os seus contatos) ou “Closed” (uma espécie de sala privada apenas para usuários escolhidos”.

Escolhendo a privacidade da sala

Para adicionar um título para o bate-papo, clique em “+ Add a topic”, defina o nome da sala e toque em “Set topic”.

Adicionando um título para a sala de conversa

Feito isso, basta tocar em “Let’s go” para concluir o processo.

Criando uma nova sala no Clubhouse

Quando finalizar a conversa, escolha a opção “Leave quietly” para encerrar a sala.

Vale frisar que alterar a foto de perfil pode ser feita de maneira simples ao tocar em seu avatar e, depois, na sua imagem. Para modificar as notificações do Clubhouse basta acessar o ícone de engrenagem.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!