O não mais tão novo coronavírus (Sars-CoV-2) foi identificado pela primeira vez em Wuhan, na China, mas as origens da doença ainda são incertas. Na tentativa de evitar futuras pandemias pelo vírus, um estudo mapeou os lugares do mundo que são mais propensos a gerarem versões do coronavírus diferentes.

Os pesquisadores do estudo publicado no jornal acadêmico Nature Food levaram em conta fatores que facilitaram a propagação e surgimento desse tipo de vírus e localizaram as partes do mundo onde boa parte dessas tendências estão presentes. A conclusão é de que novos surtos de doenças causadas por coronavírus devem ocorrer por conta da degradação ambiental e mudanças globais no uso da terra.

O fator mais decisivo é a presença do morcego-ferradura em áreas urbanas. A pesquisa destaca que a degradação das florestas para a construção de industrias é crucial para o aparecimento desses animais entre os humanos. Essas criaturas carregam diversos tipos de coronavírus, entre eles o causador da Covid-19.

Essa é a hipótese mais aceita para o surgimento da Covid-19, de que o vírus saltou de um morcego para um humano ou para um hospedeiro intermediário. A conclusão de uma investigação da Organização Mundial de Saúde classificou essas duas opções como sendo as mais plausíveis.

publicidade

Locais para surgimento do coronavírus

“Cada mudança formal no uso da terra deve ser avaliada não apenas pelos impactos ambientais e sociais sobre os recursos, como estoques de carbono, microclima e disponibilidade de água, mas também pelas possíveis reações em cadeia que podem impactar a saúde humana”, explica Paolo D’Odorico, um dos autores da pesquisa.

Leia mais!

Os cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) e da Universidade Politécnica de Milão, na Itália avaliaram diferentes áreas do mundo e compararam com os habitats de morcegos-ferradura.

A China foi o local com o maior número de pontos vulneráveis, devido a alta expansão industrial e demanda pro carne. A pecuária é um ambiente que ajuda no surgimento desse tipo de doença. Mas além do país, outros lugares na Ásia como o Japão, as Filipinas e Tailândia também foram dados como mais prováveis.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!