Mars Ascent ganha forma para missão de retorno de amostras de Marte

A Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) planejam uma missão de retorno de amostras de Marte para deixar a Terra em 2026
Por Karoline Albuquerque, editado por Rafael Rigues 08/06/2021 23h41, atualizada em 09/06/2021 12h25
marte retorno amostra
Imagem: NASA/JPL-Caltech
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O veículo que trará amostras de Marte de volta para a Terra vai ganhando forma. O Mars Ascent Vehicle (MAV), feito pela Northrop Grumman, vai fazer parte da missão Mars Sample Return, da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA).

O MAV é uma grande mudança no curso dos estudos do planeta vermelho. Até agora, todas as análises de amostras de Marte tiveram que ser feitas pelos laboratórios robóticos (rovers) que chegaram ao planeta, com apenas os dados sendo enviados de volta à Terra.

Leia mais:

A missão vai levar a Marte um foguete de dois estágios e 3 metros (o MAV) totalmente abastecido de propelente sólido. No planeta vizinho, o rover Perseverance vai coletar e engarrafar as amostras para que o rover Sample Fetch, que vai junto ao MAV, pegue.

As amostras serão transferidas para a cápsula de retorno dentro da carenagem de carga útil do foguete. De lá, o MAV vai ser lançado para a órbita marciana. Lá as amostras serão transferidas para a Earth Return Orbiter, espaçonave que as trará de volta à Terra.

Esquema da missão de retorno de amostras de Marte
Esquema da missão de retorno de amostras de Marte. Imagem: ESA

“Esta missão, por causa da trajetória em que estamos indo para Marte, levará cerca de três anos indo da Terra para Marte. É um tipo diferente de trajetória. Estaremos na superfície cerca de um ano [marciano] antes que as amostras sejam coletadas, colocadas no foguete e, em seguida, lançadas ”, explicou David McGrath, membro sênior da Northrop Grumman.

A missão foi anunciada pela Nasa e pela ESA em dezembro de 2020, dois meses após o Perseverance pousar em Marte. Logo nessa época, foi firmado o contrato com a Northrop Grumman pelo MAV. O Earth Return Orbiter e o Sample Fetch Rover serão fornecidos pela agência europeia.

A missão com o MAV e o rover está programada para ser lançada em julho de 2026. Três meses depois, em outubro, acontecerá o lançamento do Earth Return Orbiter em um foguete Ariane 6.

Via: Nasa Space Flight

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: