A empresa espacial Relativity Space revelou que vai lançar seus satélites em um foguete totalmente reutilizável e 100% impresso em 3D. Se tudo correr como o planejado, a startup do sul da Califórnia deve ter seus primeiros equipamentos em órbita já em 2024. Batizado de Terran R, o foguete de dois estágios é a chave para os planos da empresa, que incluem ajudar na colonização de Marte.

“O Terran R está na vanguarda da inovação e design de foguetes”, disse o vice-presidente sênior de engenharia e fabricação da Relativity Space, Zach Dunn, ao Space.com. “O Terran R será bem adequado para atender às necessidades em evolução dos clientes na grande indústria de constelações de satélites, ao mesmo tempo que representa um salto significativo em direção à nossa missão de construir a base industrial da humanidade fora da Terra”.

Leia mais:

De acordo com representantes da empresa, o Terran R terá 66 m de altura por 4,9 m de largura, com capacidade para carregar mais de 20.000 kg. Sua capacidade de carga útil é próxima à do Falcon 9, da SpaceX, um dos pioneiros da tecnologia de reutilização de foguetes. Um deles, conhecido como B1051, foi lançado e pousou pela décima vez no mês passado.

publicidade

Um passo além

Porém, a Relativity Space quer levar esta tecnologia para outro nível, com um veículo que, além de reutilizável, é totalmente impresso em 3D. “Há uma relação orgânica entre impressão 3D e capacidade de reutilização, e isso nos dá uma vantagem incomparável para projetar o melhor foguete totalmente reutilizável possível”, disse o co-fundador e CEO da Relativity Space, Tim Ellis, ao Space.com.

Os planos de desenvolvimento do Terran R não são exatamente novos, mas só ganharam força e tiveram seu desenvolvimento acelerado no ano passado, após uma injeção de US$ 650 milhões (R$ 3,27 bilhões) por parte de um investidor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!