Nesta semana, mais 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 devem chegar ao Brasil. As entregas vão ser feitas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, em três lotes. O primeiro deles ocorre nesta terça-feira (29), com 528,8 mil unidades do imunizante. Já na quarta e na quinta o país deve receber mais 936 mil doses em cada dia.

Na semana anterior já chegaram ao Brasil outras 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer. Os contratos fechados com a farmacêutica estimam um total de 200 milhões de doses até o fim de 2021.

 A Pfizer está adiantada no cronograma de entrega de vacinas contra Covid-19. Albert Boula, CEO da companhia, afirmou que conseguirá entregar as doses contratadas pelo governo dos Estados Unidos antes do previsto devido à forma de contar as doses disponíveis em cada frasco da vacina, não há informações se isso vai afetar o Brasil.

Vacina da Pfizer no Brasil

Inicialmente, a Pfizer contabilizava cinco doses de sua vacina por frasco. No entanto, cada frasco contava com uma quantia adicional, como uma margem de segurança para quem estiver aplicando a vacina e alguns modelos de seringa conseguem aproveitar seis doses no frasco, em vez de apenas cinco.

publicidade

Leia também!

Com isso, a empresa, como informou seu CEO à Bloomberg, julga que cada frasco já entregue e o restante da produção prevista, têm 20% a mais da vacina do que inicialmente previsto. Assim, a Pfizer reajustou suas contas de quantas doses já foram entregues, o que reduz quantas ela ainda tem para entregar.

A nova forma de contar permite à Pfizer entregar aos Estados Unidos 120 milhões de doses da vacina no primeiro trimestre, em vez de apenas 100 milhões como era previsto para o período. Também seria possível cumprir o contrato, que prevê 200 milhões, em maio, dois meses antes do que era combinado.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!