O presidente da China, Xi Jinping, fez uma ligação em vídeo para o módulo Tinhe da estação espacial Tiangong para parabenizar os três astronautas envolvidos na histórica missão Shenzhou-12. A chamada foi feita do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim. Durante ela, o mandatário descreveu a missão como “um marco para os esforços espaciais da China”.

A missão da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) foi a primeira viagem tripulada até o módulo central Tianhe, de 22,5 toneladas, que foi lançado na órbita baixa da Terra no último dia 28 de abril. Os três astronautas envolvidos na missão, Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo chegaram a Tianhe em 17 de junho, 6,5 horas após o lançamento.

publicidade

“Vocês são o primeiro grupo de astronautas alojados no módulo principal Tianhe e realizarão missões espaciais por três meses”, disse Xi durante a chamada. “Todos os chineses se preocupam com sua vida e trabalho no espaço o tempo todo”, completou o presidente durante a chamada de vídeo.

Bate papo agradável

Xi perguntou sobre o trabalho dos astronautas, sua saúde e condições de vida dentro do posto avançado. Nie Haisheng, que é o comandante da missão, disse que o trabalho estava acontecendo como o planejado. O astronauta, que está em sua terceira viagem espacial, fez uma série de elogios às condições de trabalho a bordo da Tianhe.

publicidade
Astronautas chineses prestam continência ao presidente chinês
Astronautas falaram sobre suas condições de vida e trabalho no posto avançado. Crédito: CCTV/Divulgação

De acordo com o comandante, os astronautas chineses agora têm um lar em órbita, que permitirá que eles possam passar longos períodos no espaço. Já Liu, disse que a tripulação realizará duas atividades extraveiculares, incluindo o uso de um braço mecânico, que foi projetado para ajudar na construção da estação espacial.

Já Tang, que está em sua primeira viagem espacial, foi um pouco mais tímido, dizendo apenas que se adaptou bem ao ambiente de microgravidade, além de agradecer a possibilidade de fazer chamadas de vídeo com sua família.

publicidade

Fundamental para a China

Xi Jinping, que além de presidente da China também acumula os cargos de secretário-geral do Partido Comunista da China e chefe do Exército de Libertação Popular, disse acreditar que a estação espacial trará contribuições pioneiras para o uso pacífico do espaço sideral pela humanidade.

Leia mais:

publicidade

A chamada de vídeo aconteceu graças à rede chinesa de satélites retransmissores Tianlian, que estão em órbita geoestacionária, 35.786 quilômetros acima do equador da Terra. Esses satélites são de suma importância para que os astronautas possam manter contato constante com a Terra.

Com informações do Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!