A Nasa anunciou nesta terça-feira (29) o nome do boneco de testes que será enviado em uma viagem ao redor da Lua na missão Artemis I, programada para outubro deste ano. Apelidado de Moonikin (mistura de “Moon”, Lua e Manequim), ele será batizado oficialmente como “Comandante Moonikin Campos”.

O sobrenome é uma homenagem a Arturo Campos, gerente de subsistemas elétricos do módulo lunar da Apollo 13, que desempenhou papel crucial no retorno seguro da tripulação à Terra após uma explosão na espaçonave a caminho da Lua.

Oito nomes foram submetidos à votação do público no perfil da Nasa no Twitter. A cada dia dois “se enfrentavam”, com o vencedor passando para o dia seguinte. O segundo favorito foi Dellos, referênca à ilha grega onde nasceram Apollo e Artemis. Os outros nomes eram Ace, Duhart, Montgomery, Rigel, Shackleton e Wargo.

Leia mais:

publicidade

Campos é um manequim masculino que anteriormente foi usado em testes de vibração da cápsula Orion. Ele ocupará o assento do comandante e usará a Orion Crew Survival Suit, o mesmo traje que os astronautas que participarão das missões Artemis usarão durante o lançamento, reentrada e outras fases da missão.

O boneco terá dois sensores de radiação e sensores adicionais sob o encosto de cabeça e atrás do assento para gravar dados de aceleração e vibração durante a missão.

Os dados obtidos ajudarão a Nasa a proteger a tripulação durante a Artemis II, programada para 2023, que será a primeira missão em mais de 50 anos a enviar humanos ao redor da Lua.

“Comandante Moonikin Campos”. Imagem: Nasa

Além de Campos, haverá duas outras passageiras a bordo da Artemis I: dois torsos femininos batizados de Zohar e Helga, cujos nomes foram escolhidos pelas agências espaciais de Israel e da Alemanha.

Elas fornecerão dados para um experimento chamado Matroshka AstroRad Radiation Experiment (MARE), que tem como objetivo fornecer dados sobre os níveis de radiação durante missões lunares.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!