Nesta quarta-feira (30), triste desfecho da missão Soyuz 11 faz 50 anos

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues 30/06/2021 17h48, atualizada em 01/07/2021 11h30
Lancamento-Soyuz-11
Lançamento da espaçonave Soyuz 11. Imagem: Arquivo Roscosmos
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um incêndio na Salyut 1, primeira estação espacial da humanidade, fez com que a tripulação da missão Soyuz 11 retornasse à Terra após 23 dias e 362 órbitas ao redor do planeta, em 29 de junho de 1971. Infelizmente, uma válvula na espaçonave Soyuz se abriu durante a reentrada, causando despressurização e a morte dos três cosmonautas a bordo.

O desastre aconteceu às 23h16 GMT (Horário do Meridiano de Greenwich), de 29 de de junho. Como o fuso horário de Moscou está três horas à frente, a data é lembrada na Rússia em 30 de junho.

Tripulação da Soyuz 11: canto inferior esquerdo, Georgy Dobrovolsky; canto superior esquerdo, Víktor Patsayev; centro, Vladislav Volkov. Imagem: Arquivo Roscosmos

Georgy Dobrovolsky, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov foram os primeiros (e únicos) a visitarem a Salyut 1 no espaço. Depois do fracasso da missão anterior, em razão de uma falha no acoplamento da espaçonave Soyuz 10, que impediu seus tripulantes de entrarem na estação, o trabalho parecia finalmente ter sido bem sucedido.

Leia mais:

Enquanto estavam na Salyut 1, Dobrovolsky, Patsayev e Volkov estudavam a geologia e geografia terrestres, testavam equipamentos e investigavam os efeitos de um período prolongado de gravidade zero no corpo humano.

Eles são, ainda hoje, os três únicos astronautas a terem morrido fora da atmosfera terrestre.

Roscosmos homenageia tripulação da Soyuz 11 no Twitter

Pelo Twitter, a Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos, conhecida como Roscosmos, órgão responsável pelo programa de ciência espacial e pesquisa geral aeroespacial da Rússia, relembrou o fato, homenageando os três heróis.

“Em memória da tripulação da Soyuz-11. Hoje o mundo se lembra de três heróis – os cosmonautas Georgy Timofeevich Dobrovolsky, Vladislav Nikolaevich Volkov e Viktor Ivanovich Patsaev. 30 de junho marca o 50º aniversário de sua morte: a tripulação da espaçonave Soyuz-11”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital