Uma forte explosão aconteceu no Mar Cáspio, na noite deste domingo (4), após um vulcão de lama entrar em erupção. A coluna de fogo foi vista a quilômetros de distância. O incêndio aconteceu na costa do Azerbaijão, onde o governo do país possui vários campos de petróleo e gás.

No início, foi relatado que a explosão aconteceu em uma plataforma de petróleo, mas a informação foi negada pela Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (Socar), que afirmou que nenhum acidente havia ocorrido.

O porta-voz da Socar, Ibrahim Ahmadov, disse à agência de notícias APA que a explosão ocorreu a cerca de 10 km do campo de gás Umid, que fica a 75 km da costa de Baku. Ele ainda afirmou que um navio com especialistas foi enviado ao local para investigar o que aconteceu.

Segundo as autoridades, nenhuma das plataformas de petróleo foram afetadas e não houve relatos de feridos.

publicidade

Quando um vulcão de lama entra em erupção ele expele lama quente e gás inflamável. De acordo com o Dr. Mark Tingay, geólogo e especialista em vulcões de lama na Universidade de Adelaide, a região em que ocorreu a explosão é o lar de centenas de vulcões do mesmo tipo.

“E os vulcões de lama do Azerbaijão são alguns dos maiores e mais violentos do mundo”, disse Tingay em um tweet.

Leia também

Segundo o especialista, este pode ser o vulcão de lama Marakov Bank, que explodiu em 1958, liberando uma coluna de chamas de mais de 500 metros de altura e 150 metros de largura.

A explosão ocorreu apenas três dias depois do incêndio na superfície do oceano no Golfo do México. O incidente teria sido causado por um vazamento de gás de um oleoduto subaquático da petrolífera mexicana Pemex. O fogo só foi controlado após mais de cinco horas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!