O quinto episódio de ‘Loki‘, série do Marvel Studios exclusiva do Disney+, está repleto de referência e easter eggs! O episódio intitulado “Jornada ao Mistério”, que mostrou o Deus da Trapaça (Tom Hiddleston) em uma terra chamada O Vazio após “ser podado” no capítulo anterior, é com certeza um prato cheio para os fãs discutirem e teorizarem nas redes sociais.

Além de encontrar quatro outros “Lokis”, o personagem também achou uma grande quantidade de acenos aos quadrinhos, ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e muito mais! Enquanto se prepara para o gran finale da série, confira abaixo alguns destaques importantes do capítulo da série para você tomar nota:

  • Thanoscoptero

O “Thanoscoptero” é facilmente identificado no episódio, em especial, devido ao fato de “Thanos” aparecer com uma escrita preta na lateral do helicóptero amarelo brilhante.

Para aqueles de vocês que não sabem, sim, essa coisa realmente existia nos quadrinhos. A aeronave apareceu em ‘Spider Super Stories #39’, onde o Titã tenta roubar o Cubo Cósmico e escapar usando o veículo.

publicidade
  • Throg – ou o “Sapo Thor”

Enquanto os “Deuses da Trapaça” vão para seu esconderijo, a câmera foca em um sapo preso numa garrafa e um Mjolnir. Bem, esse é Simon Walterson, o “Throg” – que, essencialmente, é Thor em forma de sapo.

Fãs mais atentos olharam um pouco mais de perto e observaram uma placa de metal acima do animal que diz “T365”. O número é uma referência à edição dos quadrinhos onde Throg, um humano transformado em sapo ganha os poderes divinos, aparece.

Curiosamente, o personagem já foi referenciado no MCU! Em ‘Thor: O Mundo Sombrio’ (2013), Throg é mencionado quando Loki se gaba por já ter transformado o Deus do Trovão em um sapo.

  • A nave de Ronan, o Acusador
‘Loki’: easter eggs e referências do quinto episódio. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Nave de Ronan, O Acusador, foi vista em ‘Loki’. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Outro easter egg para os mais atentos! Em determinado momento do capítulo (veja acima, à esquerda), a Dark Aster aparece. A nave pertence a Ronan, o Acusador – vilão do primeiro filme dos ‘Guardiões da Galáxia’ (2014).

O transporte espacial parece ter sido abandonado e destruído. Isso significa que Ronan estaria perambulando pelo limbo? Possivelmente. Mas a conclusão mais provável é que seja uma variante do personagem que, talvez, tenha tido sucesso em derrotar os Guardiões e foi capturado pela Autoridade de Variância de Tempo (TVA – Time Variance Authority).

  • USS Eldridge
‘Loki’: easter eggs e referências do quinto episódio. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Mais uma “teoria da conspiração” na série do Marvel Studios. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Lembra da referência à teoria de conspiração sobre D.B Cooper no primeiro episódio? Aqui temos outra! A gigantesca embarcação que aparece n’O Vazio em certo momento do episódio, prontamente devorada por Alioth, carrega o número 173 e o nome USS Eldridge.

O navio militar existiu de verdade e está envolvido em uma história cercada de mistérios! De acordo com uma teoria de conspiração que circula há décadas, o Eldridge foi parte de um experimento da Marinha dos Estados Unidos (EUA) em 1943, no qual toda a embarcação ficou invisível a olho nu por um período de tempo. Isso teria ocorrido graças a um dispositivo de camuflagem tecnológico testado na época.

Nada disso foi provado, é claro, e até os dias de hoje, a Marinha dos EUA nega a existência do “Experimento Filadélfia”, como ficou conhecida a teoria…

  • Pizza Planet?
‘Loki’ faz leve referência aos filmes da franquia ‘Toy Story’. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Como a maioria das pessoas já sabem, a Marvel pertence à Disney. Logo, o gigante conglomerado não perderia a oportunidade de referenciar algumas de suas produções nas histórias dos super-heróis criados por Stan Lee, certo?

Em certo momento do episódio, o famoso carro do Pizza Planet, restaurante/fliperama fictício da franquia ‘Toy Story’, aparece sendo pilotado por Mobius (Owen Wilson) – que, para o alívio do público, está vivo!

  • Tribunal Vivo

Uma breve referência ao Tribunal Vivo, entidade cósmica humanoide extremamente poderosa dos quadrinhos da Marvel, pode ser vista no novo episódio de ‘Loki’. A cabeça de uma estátua da “divindade” pode ser vista jogada em meio ao deserto árido de O Vazio.

Esta não foi a primeira vez que o personagem recebeu um aceno no MCU. Em ‘Doutor Estranho’ (2016), Mordo usa uma arma que ele chama de “Bastão do Tribunal Vivo”. Desde então, fãs estão morrendo de vontade de ver mais da entidade em live-action.

  • Asgard vive!
‘Loki’: easter eggs e referências do quinto episódio. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Loki Clássico reconstrói Asgard com poder de ilusionismo. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Na tentativa de salvar Loki e Sylvie, o Clássico Loki usa os poderes para criar ilusões de uma cidade. O local em questão? Asgard!

No início do episódio, ele falou sobre como deixou o Reino e viveu uma longa vida isolado tentando “encontrar seu grande propósito” antes de ser eliminado pela TVA. O vilão solitário, então, admite que sente “muita falta de casa”.

Nos últimos momentos de vida, ele recria o lar para distrair Alioth, o monstro gigante das nuvens.

  • Kang, O Conquistador
‘Loki’: Kang estará na série? Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Também no novo episódio de ‘Loki’, vemos mais detalhes da torre destruída que apareceu ao fim do Episódio 4. A revelação é que aquela não é a Torre dos Vingadores, como muitos pensavam, mas sim o prédio das empresas Qeng.

Nas HQs, a companhia é comandada por um homem chamado Mister Gryphon, que é nada menos que um pseudônimo do Kang, O Conquistador – que será interpretado por Jonathan Majors (‘Lovecraft Country’) em futuras produções do MCU. Será que veremos o vilão no último capítulo da série?

  • A morte de Thor (calma)
Kid Loki matou Thor… em sua linha temporal. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Thor está morto… porém, não na linha temporal principal que dita o MCU. Dentro da série do Disney+, é revelado que dentro da “gangue de Lokis”, Kid Loki está no comando e se senta no trono de seu esconderijo – com uma caixa de suco na mão, inclusive.

Como apontado pelo Loki Clássico, “é correto respeitar o menino, pois este é o reino dele”. Afinal, como uma criança exige tanto respeito? Bem, o evento Nexus que o trouxe ao limbo foi que ele matou ninguém menos que Thor!

O ato é uma clara referência aos quadrinhos ‘Journey into Mystery #629’, que Kid Loki acaba assassinando seu irmão e, curiosamente, quando tenta trazer o Deus dos Trovões de volta… A TVA o prende!

Leia mais:

Fonte: Marvel.com

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!