Um idoso da cidade de Viçosa, no interior de Minas Gerais, tomou nada menos do que quatro doses de vacinas contra a Covid-19. O homem, de 69 anos, primeiro tomou duas doses da vacina do Instituto Butantan e da Sinovac, a CoronaVac, em Viçosa, depois, viajou para o Rio de Janeiro e tomou uma dose da vacina da AstraZeneca, e voltou para Viçosa para tomar o imunizante da Pfizer.

As fraudes só foram descobertas nesta quarta-feira (7), depois que o idoso já tinha recebido as quatro doses de vacinas. A equipe de imunização indagou o homem, que alegou ter oito anos a menos, sobre o porquê de ele não ter tomado a vacina na data correta de imunização. Em seguida, conferiram suas informações no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Leia mais:

Ao verificar os dados, foi descoberta a fraude. Logo em seguida, a Procuradoria Geral do Município de Viçosa e o Ministério Público de Minas Gerais foram acionados para tomar as medidas cabíveis. Em nota, a Prefeitura de Viçosa repudiou a atitude do idoso e prometeu reforçar os mecanismos de auditoria e conferência de dados da população para evitar novos casos parecidos.

publicidade

Sem “sommelier de vacina”

Calendários distintos de imunização provocam migração por vacinas
Infectologistas afirmam que todas as vacinas são seguras e não há uma “melhor” que outra. Créditos: Shutterstock

A administração também destacou que qualquer pessoa que tomar mais de duas doses de vacinas contra a Covid-19 estará sujeito a sanções previstas em lei. Em Viçosa também há uma recomendação expressa para que os moradores não escolham o fabricante de suas vacinas, caso alguém o faça, deve assinar um termo de consentimento, que o coloca no final da fila.

A decisão de colocar os chamados “sommeliers de vacina” no fim do calendário de imunizações não é uma inovação da cidade mineira. O prefeito da cidade de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC Paulista, Orlando Morando (PSDB-SP) foi o primeiro a tomar uma decisão do tipo. Segundo ele, a medida ajudou a diminuir esse tipo de ocorrência.

Com informações da CNN

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!