Fora de linha no Brasil, o Volkswagen up! acaba de chegar à América Latina, mais precisamente no Uruguai, em uma versão 100% elétrica, batizada de VW e-up!. O país foi escolhido pela alemã por oferecer a melhor infraestrutura de e-mobilidade na região.

O modelo é o primeiro totalmente elétrico da marca a ser apresentado na região. E mais: de acordo com a montadora, a região do continente americano está inserida dentro da estratégia global de eletrificação e neutralidade em carbono até 2050 e, conforme diz a empresa em anúncio oficial, “a eletrificação é um dos pilares para se alcançar esta meta”.

Volkswagen e-up!, modelo 100% elétrico. Imagem: Divulgação
Volkswagen e-up!, modelo 100% elétrico. Imagem: Divulgação

“O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destacou, em nota, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

O Volkswagen e-up! teve as 10 primeiras unidades entregues para a empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). Os demais veículos vão passar por um programa de testes com a empresa Lestido, inicialmente, e em seguida utilizados em ações de marketing com clientes. O lançamento ocorrerá posteriormente, com previsão para algum momento em 2021. Ainda não há planos para o compacto chegar ao Brasil.

publicidade

Produzido na Eslováquia, o up! elétrico tem leves mudanças no design comparadas ao modelo a gasolina – em elementos como o bocal de carregamento e ausência das saídas de escape. Com os mesmos 3,60 metros do carro que era feito no Brasil, a versão conta com o porta-malas menor (251 litros contra 285 litros do nacional), mas compensa com autonomia de 255 km com apenas uma carga.

Volkswagen e-up! é 100% elétrico. Imagem: Divulgação'
Volkswagen e-up! é 100% elétrico. Imagem: Divulgação

Segundo informações da marca, o carregamento do novo up! requer 60 minutos plugado a um sistema de recarga rápida (40 kW) para que as baterias recuperem até 80% da sua capacidade total.

Sobre propulsão, o up! elétrico possui um motor elétrico de 82 cv de potência e 21,4 kgfm de torque alimentado por uma bateria de íon de lítio de 36,8 kWh. O sistema do veículos garante aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 135 km/h.

up! elétrico no Uruguai, e não no Brasil, porque país é referência em sustentabilidade energética

Elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o Índice de Transição Energética 2020 aponta o Uruguai como a nação mais compromissada com energias renováveis – 11º em nível mundial. E não para por aí: a Agência Internacional de Energia (IEA) reconheceu o país vizinho como um dos líderes globais em sustentabilidade energética, com quase 100% de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis e diversificadas.

Além disso, em 2020, o Uruguai oficializou a participação na Transport Decarbonization Alliance, que reúne países, cidades e empresas que trocam experiências e compartilham um objetivo comum: alcançar a mobilidade com emissão zero. Não faltam motivos do porquê a nação ter sido escolhida para ter o up! elétrico, não é?

Com 98% da sua energia proveniente de fontes renováveis, o país vizinho ainda conta com uma política de incentivos para a compra de carros elétricos e com uma das maiores densidades de carregadores do mundo – aproximadamente 95% do território com estações de recarga. O governo uruguaio tem o objetivo de fechar 2021 com um eletroposto a cada 50 km.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!