Os tripulantes da Inspiration 4, primeira missão espacial totalmente civil da SpaceX, voaram em gravidade zero pela primeira vez neste final de semana. O experimento foi realizado a bordo de uma aeronave Boeing 727 modificada e pilotada pela Zero Gravity Corporation (Zero-G), de forma a preparar os tripulantes para a missão de três dias em órbita da Terra a bordo da Crew Dragon.

O voo em gravidade zero foi o último exercício de um longo e rigoroso treinamento de astronauta aplicado aos quatro escolhidos para a primeira missão com apenas civis no espaço.

Leia mais:

Em uma das atividades, os tripulantes do Inspiration 4 passaram por uma espécie de centrífuga na qual foram girados em círculos, de forma a simular as forças gravitacionais que experimentarão em sua viagem. 

publicidade

Além disso, suportaram treinamento em câmara de altitude e escalaram a encosta do Monte Rainier, em Washington, para praticar o trabalho em equipe em momentos desafiadores. Os quatro escolhidos também caminharam até um acampamento localizado a milhares de metros acima do nível do mar, imitando a tradição de astronautas profissionais antes de suas missões.

A primeira missão espacial totalmente civil

Financiada pelo bilionário Jared Isaacman, fundador e CEO da empresa norte-americana de processamento de pagamentos Shift4Payments, a Inspiration 4 apoiará o St. Jude Children’s Research Hospital, centro de tratamento pediátrico e pesquisa voltado a doenças infantis, em especial leucemia e outros tipos de câncer.

Entre os tripulantes estão o próprio Isaacman; a enfermeira Hayley Arceneaux, que trabalha no St. Jude Children’s Research Hospital, onde foi tratada aos 10 anos devido ao um câncer ósseo; o engenheiro de dados Chris Sembroski, também veterano da Força Aérea dos Estados Unidos na divisão aeroespacial da Lockheed Martin; e a geocientista, comunicadora científica e artista Dra. Sian Proctor.

Inspiration 4
A missão Inspiration 4 deverá ir ao espaço em setembro deste ano, a bordo da Crew Dragon da SpaceX. Foto: Inspiration 4

O lançamento do Inspiration 4 está previsto para 15 de setembro, a partir do Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. Enquanto estiverem em órbita, os tripulantes realizarão experimentos científicos e pesquisas de dentro da cápsula Crew Dragon.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Via: Space