Elon Musk promete “a maior e mais avançada” fábrica de propulsores para foguetes

Crescente demanda por missões da Starship e foguetes Super Heavy levam a SpaceX a revelar planos para uma nova linha de produção no Texas
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 14/07/2021 16h44, atualizada em 15/07/2021 10h30
Starship_Launch-1920x1080
Imagem representando o lançamento de uma Starship na ponta de um foguete Falcon Super Heavy
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O CEO da SpaceX, Elon Musk, prometeu que a empresa vai construir “a maior e mais avançada” fábrica de propulsores para foguetes, de acordo com planos revelados pela companhia e comentados pelo executivo no Twitter.

O anúncio veio como resposta à crescente demanda por missões tripuladas pela nave orbital Starship e o uso dos foguetes Falcon Super Heavy, que a lançam em direção ao espaço. Se tudo seguir conforme os planos de Musk, a nova fábrica também pode ter o maior volume de produção, fabricando centenas de propulsores Raptor por ano.

Leia mais

“Logo, começaremos a construção de uma segunda fábrica de propulsores Raptor no campo de testes da SpaceX no Texas. Ela terá foco na produção em grande volume do Raptor 2, enquanto a fábrica da Califórnia ficará com o Raptor Vacuum e designs novos e experimentais”

“Sim. Ela será a fábrica de propulsores de foguete mais avançada e com o maior volume de produção do mundo”

A informação veio do próprio Musk, que postou uma imagem em seu perfil na rede social, com a legenda “Sociedade dos Raptors”, mostrando várias unidades dos propulsores. Usuários questionaram, e o CEO respondeu com a novidade.

Também recentemente, o mesmo Musk afirmou que a SpaceX finalmente tinha conseguido resolver uma “pendência” no design do foguete Falcon Super Heavy, anunciando que ele contaria com 33 propulsores Raptor relativamente idênticos.

Basicamente, isso significa que somando todos os estágios uma configuração Super Heavy + Starship terá algo entre 39 e 42 propulsores — sendo três otimizados a vácuo, com bocais maiores, e o restante, modelos padrão.

Imagem mostra cinco propulsores Raptor, usados nos foguetes da SpaceX.

CEO da empresa, Elon Musk anunciou uma nova fábrica de propulsores
Imagem compartilhada por Elon Musk no Twitter mostra uma série de propulsores Raptor, usados pela SpaceX. CEO anunciou construção de nova fábrica para atender novas demandas. Imagem: Elon Musk, via Twitter

As revelações foram feitas pelo CEO no último dia 10, confirmando que a nova fábrica ficará situada em Boca Chica, na parte central do estado norte-americano do Texas. De lá até hoje (14), a SpaceX já instalou os motores da foto acima em um novo protótipo do foguete Super Heavy.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital